3 porquês dos benefícios flexíveis na retenção do talento

Autonomia e flexibilidade são determinantes na retenção do talento, sendo que o maior desafio é, sem sombra de dúvida, oferecer a cada colaborador os benefícios que mais desejam.
3 porquês dos benefícios flexíveis na retenção do talento

O futuro mudou há muito no que toca à compensação do trabalho. Hoje as empresas veem-se confrontadas com vários desafios perante diferentes colaboradores e esta é uma realidade que está para ficar.

Os pacotes de benefícios extrassalariais (para além do salário), enquanto compensação flexível, têm cada vez mais peso na decisão do candidato em aceitar – ou não – a proposta que tem em mãos.

A resposta passa por adequar estes benefícios a cada um dos colaboradores, o que parece, à primeira vista, uma tarefa praticamente impossível, embora não o seja de todo.

Um software de gestão vocacionado para gerir pessoas nas suas diferentes dimensões e momentos da vida profissional, é também capaz de gerir os benefícios com a agilidade que a empresa precisa e com a autonomia e adaptabilidade que o colaborador exige.

O que são benefícios flexíveis?

São um conjunto de benefícios oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores, permitindo que estes escolham os que melhor se adequam às suas necessidades e prioridades do momento.

Neste caso, em vez de receber um pacote fixo de benefícios para além do salário, os colaboradores têm a liberdade de escolher qual o benefício (ou quais) que pretendem usufruir em determinada altura. Na prática, o colaborador escolhe o que quer usufruir naquele momento, podendo ir desde a aplicação de um determinado valor num plano de poupança reforma, ao pagamento de mensalidades de ginásio, entre outros.
Estes benefícios fazem parte da compensação flexível e extrassalarial. Ou seja, são adicionais à remuneração mensal fixa auferida.
Ora, esta flexibilidade não só ajuda a responder a necessidades individuais dos colaboradores, como também lhes proporciona autonomia e controlo sobre as suas escolhas individuais.

Porquê atribuir benefícios flexíveis?

O objetivo é claro: proporcionar aos colaboradores um pacote de benefícios extrassalariais que, de facto, se adequem às suas necessidades e preferências, podendo ser usados em momentos diferentes da sua vida profissional ou sempre que o colaborador quiser.

E porque a mudança é uma constante e está presente na vida de todos, são benefícios adaptáveis às necessidades individuais de cada um ao longo do tempo, dando toda a autonomia ao colaborador de usufruir deles.
São um importante fator não só na atração, como também na retenção de pessoas: cada vez mais é valorizada a autonomia e a flexibilidade na vida profissional, sendo que oferecer benefícios flexíveis enquanto compensação adicional é uma forma da empresa se diferenciar perante outras.

E porque é valorizada a compensação flexível pelos colaboradores?

É simples: os benefícios flexíveis permitem que o colaborador capitalize mais os valores recebidos por parte da sua empresa, pois muitos são isentos de impostos – tanto Segurança social e/ou IRS -, permitindo, na prática, uma remuneração líquida superior.

Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.

Porquê gerir os benefícios flexíveis no software de gestão?

A gestão de um pacote de múltiplos benefícios pode ser complexa e exigir em permanência alguém dedicado à tarefa, obrigando desde um controlo manual dos benefícios em vigor, ao processamento dos valores corretos, seja nos recibos de vencimento, seja nos impostos devidos aos organismos estatais.
As vantagens de gerir todo um conjunto de benefícios no software de gestão passam por:

Processos automatizados: os benefícios atribuídos e usados pelos colaboradores são desde logo tratados administrativamente no software de gestão;
Centralização de informação no software de gestão: dos benefícios processados em cada um dos colaboradores e quando;
Agilidade e rapidez no processamento da compensação flexível: seja nos respetivos recibos de vencimento, como nos descontos e pagamentos a efetuar;
Cumprimento legal e fiscal garantido: impostos devidamente processados;
Satisfação dos colaboradores: com a sua compensação flexível processada rapidamente.

Porquê o apoio de software na gestão de benefícios flexíveis?

Apenas com ferramentas que automatizam processos e tratam a informação de fora integrada é possível gerir todo um pacote de benefícios flexíveis – desde o subsídio de alimentação à compensação flexível.
Com uma solução de gestão integrada, a gestão da compensação flexível é ágil em qualquer empresa, com ganhos de tempo, produtividade e satisfação dos colaboradores. Vejamos:

Importação dos movimentos dos colaboradores, reconciliando-os com remunerações ou compras, conforme a categoria do movimento em questão;
Processamento dos benefícios dos colaboradores, nos respetivos recibos de vencimento e incluindo subsídio de refeição, de forma automatizada;
Centralização de dados e de informação no software de gestão, onde são tratados os dados referentes aos colaboradores;
Ferramentas análise para apoiar a tomada de decisão sobre este tipo de compensação;
E muito mais.

Já conhece o
PHC GO?

Gestão completa na cloud, faturação certificada, processos automatizados e tesouraria ágil
Software de gestão online para pequenas empresas

Transformação Digital nas Empresas

Faça já o teste e identifique as áreas onde deverá atuar primeiro.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.