Tome nota: este é o seu dicionário de comércio eletrónico

Fazer compras enquanto se espera na paragem do autocarro, marcar as férias a partir do sofá ou encomendar o jantar durante um intervalo no trabalho é cómodo, prático e permite-nos poupar muito tempo e até dinheiro, se considerarmos os custos da deslocação a uma loja física em comparação com o comércio eletrónico. Segundo um estudo realizado pela Ipsos para a empresa de pagamentos Paypal, 70% dos adultos dos 18 aos 74 anos, com acesso à internet em Portugal fez compras na internet em 2016. De acordo com o mesmo estudo, os portugueses irão gastar 2,65 mil milhões de euros em compras online em 2017, o que representa um aumento de 14% em relação a 2016.

Conheça os mais importantes conceitos quando se fala de comércio eletrónico.

AdWords

O Google AdWords é o principal serviço de publicidade do Google. Através dele, podem apresentar-se anúncios nas suas plataformas, como as páginas de resultados (ou SERP – Search Engine Results Page), Google Maps ou Gmail, mas também nos sites parceiros que disponibilizam espaço para apresentação de anúncios. Caso o anunciante opte pela modalidade de custo por clique (CPC), só paga quando os utilizadores clicam no seu anúncio.

Alojamento dedicado

Também referido como servidor dedicado, é normalmente um serviço de aluguer, em que o cliente aluga uma máquina – o servidor -, o software e a ligação à Internet. Pode também completar este aluguer contratando um serviço de manutenção do servidor prestado pela própria empresa que faz o alojamento.

Alojamento partilhado

Também referido como servidor dedicado, é um serviço em que o seu servidor é partilhado por outros clientes finais, cujos sites estão também alojados no mesmo servidor. Em relação ao alojamento dedicado, é muito mais barato e por isso, a opção com mais utilizador no mercado.

Alojamento virtual

Também referido como servidor virtual ou VPS, é um serviço que inclui funções de servidor web e ligação à internet. Esta é uma opção intermédia entre o alojamento partilhado e o alojamento dedicado. O servidor virtual é simulado dentro de um computador real, produzindo ambientes independentes, apesar de estarem a partilhar o mesmo espaço físico.

B2B (Business to Business)

Refere-se a transações de negócios realizadas apenas entre empresas.

B2C: (Business to Consumer)

Refere-se ao comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

Back Office

Gestão interna que permite a completa administração da loja online no seu comércio eletrónico. Inclui o registo do cliente, o controlo de stock, a logística e a gestão dos pedidos, entre outros. Frequentemente, utiliza um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

BI (Business Intelligence)

Diz respeito ao processo de recolha, organização, análise, partilha e monitorização de informação que constituem um suporte à gestão empresarial.

Busca orgânica

Refere-se geralmente aos resultados naturais, ou seja, “não pagos”, de um motor de busca (como o Google, por exemplo). Em oposição à busca orgânica estão os links patrocinados, que são anúncios pagos e que aparecem na maioria das páginas de resultados (SERP).

Credit Card Interchange

Intercâmbio gerado entre todas as organizações envolvidas na transação de comércio eletrónico, nomeadamente:
  1. O banco do titular do cartão;
  2. O gateway de pagamento;
  3. O emissor do cartão;
  4. O banco do comerciante.

Cross Selling (venda cruzada)

Consiste na oferta ao cliente de produtos complementares àqueles que já foram adquiridos ou que estejam em processo de compra.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Software que integra todos os dados e processos referentes a uma empresa num único sistema de informação. Os sistemas ERP assumem uma cada vez maior importância na gestão das empresas, já que possibilitam o acesso direto a informação referente a todos os aspetos do negócio da empresa, contemplando as suas diversas áreas, como por exemplo, Logística, Recursos Humanos ou Projetos e Serviços.

Gateway de Pagamento

Sistema que assegura a comunicação entre uma loja online e as operadoras de pagamento que responsáveis pela plataforma de recebimento de valores referentes às vendas.

Google Analytics

Ferramenta gratuita que disponibiliza análise e estatísticas avançadas para monitorização de visitas e conversões da sua loja online no seu comércio eletrónico.

Merchand Account

Conta bancária em nome de um comerciante destinada a aceitar pagamentos por cartão de crédito e outros tipos de pagamento eletrónico no comércio eletrónico.

M Commerce

Diz respeito às transações comerciais de bens e serviços efetuadas através de dispositivos móveis. Para comprar, o cliente utiliza aparelhos como smartphones e tablets, e funcionalidades, como aplicações e acesso às lojas online.

Page Views

Número total de vezes que uma página é visualizada pelos utilizadores

SEO (Search Engine Optimization)

É um conjunto de técnicas que visam potencializar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Shopping Cart

Software de comércio eletrónico que funciona como catálogo de uma loja online. Trata-se duma interface entre o site do comerciante e outras infraestruturas como um ERP ou CRM e o gateway de pagamento.

Taxa de Conversão

Relação entre o número de visitas ao um site e o número de compras que estas visitas realizaram.

Veja também…

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.