A digitalização na gestão das pessoas: uma mudança paradigmática

A nova era digital veio acelerar os fluxos operacionais das empresas e a área dos recursos humanos não foi exceção. Saiba como a digitalização na área da gestão de pessoas trouxe uma vantagem competitiva para as empresas.
digitalização

Porque são as empresas tão resistentes a esta transição para o meio digital? A resposta é simples e está, na maioria dos casos, relacionada com o facto de se tratarem de soluções tipicamente caras cujos benefícios acabam por não compensar o investimento. Para além disso, muitas empresas resistem à mudança porque acreditam que se o processo funcionou até agora, não há necessidade de o alterar. Não obstante, outra das razões que pode ser tida em conta é o facto de se tratar de um tema que ainda não foi devidamente consolidado no mercado – e se isto é apenas uma “moda” e daqui a uns tempos já não se justificar esta transição?

Os últimos dois anos vieram intensificar a necessidade da digitalização nos processos de gestão – principalmente na gestão de recursos humanos. A pandemia COVID-19 colocou enormes desafios às empresas que tiveram de se reinventar e renovar, de uma forma urgente, os seus procedimentos.

Mas porque haverá esta necessidade tão grande em transitar para o mundo digital? Será apenas para reduzir as cargas burocráticas intrinsecamente associadas aos processos de recrutamento? Não só. Na verdade há vários motivos que explicam este sentido de urgência:

  • Escassez de talento
  • Experiência do colaborador
  • Mais rapidez e menos erros
  • Mais tarefas em menos tempo
  • Controlo de processos
  • Inteligência coletiva
  • Sistema de avaliação 360º
  • People analytics

Nos dias que correm, e em muitos setores de atividade, existem mais vagas do que candidatos. Recrutar através de um anúncio onde todas as candidaturas vão chegar à mesma caixa de email já não é viável. Assim, é crucial recorrer a um software de gestão de recrutamento que permita que o candidato possa submeter os seus documentos e acompanhar o estado da sua candidatura num só portal.

A experiência do colaborador – employee journey – é cada vez mais importante na gestão de pessoas. Os modelos híbridos de trabalho vieram para ficar e a sua implementação também contribui para a retenção do talento e para um maior nível de engagement. A procura do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional normalizou-se e o colaborador deve sentir-se ativo neste processo, assumindo controlo sobre a sua vida e as suas funções na empresa, a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.

As equipas estão cada vez mais reduzidas e, por isso, é necessário alocar os recursos para as tarefas em que a sua presença e acompanhamento é crucial. Ter uma solução tecnológica completa que agilize todos os processos burocráticos e administrativos como o cálculo de férias, faltas, subsídios de alimentação torna-se imprescindível, não só pelo tempo que vai ganhar como também pelos erros que vão ser evitados. Deste modo, pode alocar os seus recursos humanos a outras áreas que tragam um maior retorno para a empresa como, por exemplo, o acompanhamento dos líderes, a escuta ativa dos colaboradores ou o desenvolvimento de projetos na área da cultura, valores ou bem-estar e felicidade organizacional.

Para além destes aspetos, um software de gestão integrado permite ainda ter um maior controlo sobre tarefas essenciais, como é o caso do payroll. Um possível engano no processo de payroll pode pôr em causa a credibilidade da empresa, além de deixar os seus colaboradores numa situação delicada. Assim, a digitalização da área de processamento salarial permite emitir e liquidar os vencimentos, gerir e processar férias e faltas e também outras despesas de forma automática, fiável e descomplicada.

Os últimos anos têm revelado um maior foco das empresas na melhoria dos sistemas de avaliação de colaboradores. Tradicionalmente conhecidos por processos complexos e desconfortáveis, estes têm vindo a ser modernizados, assumindo agora uma abordagem 360º. Isto quer dizer que a avaliação deixou de ser puramente hierárquica, começando a contemplar outras perspetivas e dinâmicas, como a perceção que o colaborador tem do seu líder, a avaliação de pares ou clientes internos e a autoavaliação. Com uma avaliação 360º é possível ter uma visão completa do estado em que se encontra a empresa ao nível de recursos humanos, analisando a performance individual do colaborador e ainda os aspetos a melhorar de forma a apostar no desenvolvimento de um plano de atuação sobre as áreas com maior fragilidade.

Com uma digitalização na área da gestão de pessoas é possível ganhar uma vantagem competitiva – ter acesso imediato a dados que contribuem para a análise da performance da empresa, como indicadores de níveis de sucesso, dashboards e snapshots – tudo o que inclui o people analytics.

E agora? Não pense duas vezes – está na altura de otimizar o seu tempo e os seus recursos. Adote um software de gestão integrado e completo para a sua empresa e deixe que este trabalhe por si.

Já conhece o
PHC GO?

Gestão completa na cloud, faturação certificada, processos automatizados e tesouraria ágil
Software de gestão online para pequenas empresas

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.