13 de Outubro, 2021

Fundos Europeus: saiba como executar um projeto de sistema de incentivos

Os fundos europeus são a oportunidade de aderir a um conjunto de apoios com a finalidade de impulsionar e apoiar o desenvolvimento e inovação empresarial. Saiba como implementar um projeto de sistema de incentivos e garantir o sucesso da sua candidatura.

Apoiar a evolução digital das empresas é dotá-las de ferramentas que assegurem a sua competitividade e os meios que possibilitam a adaptação às dificuldades económicas e, em retorno, à sua recuperação.

É, por isso, necessário impulsionar a transição digital e os fundos europeus — disponibilizados pela União Europeia, através de programas de atribuição de fundos — detêm um papel fundamental para a digitalização das empresas.

Graças à concessão destes programas, que proporcionam um menor investimento de recursos e capitais próprios, é possível assegurar o sucesso da sua candidatura e, por sua vez, contribuir para a sobrevivência da sua empresa.

Marta Miraldes, Managing Partner da SBI Consulting, consultora especializada em apoiar as PME a monitorizar, desenvolver, reestruturar e internacionalizar os negócios, destaca que “quando os empresários nos contatam com o objetivo de candidatarem a sua empresa a um sistema de incentivos, julgam normalmente que o mais difícil é a candidatura. Na verdade, a experiência diz-nos que sim, a candidatura tem desafios, a estratégia da empresa tem que estar devidamente alinhada com os objetivos do apoio, e nem todas as empresas conseguem aceder aos apoios disponibilizados, mas é a fase da implementação que acaba por ser a mais desafiante.”

Sistema de incentivos: 7 passos para garantir o acesso a apoios financeiros

De modo a responder aos desafios que a retoma da economia exige, reforçar a posição da sua empresa no mercado torna-se possível seguindo um conjunto de passos que o preparam para os requisitos dos diferentes apoios que aceleram a evolução da sua empresa.

A SBI Consulting realça sete passos que garantem a implementação dos projetos de incentivo com sucesso:

1. Defina uma pessoa da empresa como a responsável pela implementação do projeto e que faça a adequada articulação com todos os departamentos e pessoas envolvidas;

2. Documente toda a execução do projeto, como o processo contabilístico, o processo contratual de aquisição de bens e serviços, a publicitação do apoio aprovado e a evidências de execução de investimento, entre outros;

3. Cumpra todos os prazos, não só relativos à execução do projeto, como também na resposta aos pedidos de informação feitos pelas entidades gestoras competentes;

4. Não se esqueça que a empresa fica obrigada ao cumprimento de objetivos e resultados. Monitorize periodicamente estes indicadores para que não tenha surpresas no final;

5. É importante relembrar que nenhum sistema de incentivos apoia a 100%, pelo que a empresa tem de ter não só capacidade de financiar a percentagem não coberta pelo apoio, como também, e sobretudo, ter capacidade de gestão de tesouraria para a execução do projeto. Deve minimizar ao máximo o risco de dependência de tesouraria do apoio aprovado;

6. Informe antecipadamente qualquer eventual alteração de estratégia ou alteração de mercado com impacto na empresa que possa dar origem à necessidade de alteração das ações contempladas em candidatura, de forma a antecipar e minimizar eventuais incompatibilidades com o que foi aprovado antecipadamente;

7. Recorde que estes projetos levam o seu tempo. Contudo, todo o esforço será em prol da inovação da sua empresa.

Não sendo uma lista exaustiva, ao assegurar a concretização destes passos durante a próxima apresentação de candidaturas da sua empresa a um sistema de incentivos, beneficiará de um plano detalhado que permite antecipar surpresas e que contempla, simultaneamente, uma estratégia vencedora.

Beneficie dos fundos europeus para a aquisição do software de gestão PHC CS

De acordo com o estudo “Os Novos Desafios Digitais na Gestão das PME” realizado pela PHC Software em parceria com o jornal Expresso, 90% dos gestores inquiridos assume que a transformação digital já está em curso nas suas organizações. O mesmo estudo revela ainda que, aproximadamente uma em cada três empresas sentiram necessidade de acelerar o processo de transformação devido à pandemia, sendo as principais atividades impactadas a automatização das tarefas administrativas, novas formas de trabalho e a mobilidade das equipas.

Números que suportam uma tendência cada vez mais evidente: a digitalização das empresas passa por um software de gestão.

Como investimento na otimização da sua empresa, os fundos europeus são a solução comparticipada para a aquisição do software de gestão PHC CS. A resposta à evolução digital do seu negócio que contribui com maior produtividade e rapidez na tomada de decisão.

Este artigo foi realizado em parceria com a SBI Consulting, empresa de consultoria para startups e PMEs que analisa previamente a empresa ou o projeto, acompanhando cada candidatura.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.