Como escolher um gateway de pagamento adequado ao seu negócio

O gateway de pagamento corresponde ao prestador de serviço que autoriza a aplicação e os processos de pagamentos eletrónicos entre o comerciante e o cliente. Trata-se de uma aplicação instalada num servidor remoto mantida por uma operadora financeira.

Mão de homem a segurar num smartphone enquanto passa por um gateway de pagamento

Tal como o terminal de pagamento de qualquer loja física, o gateway de pagamento permite o pagamento através de cartões de crédito, débito e de outras formas de pagamento eletrónico no seu site.
Este sistema informático assegura os processos de transferência, controlo, envio e receção de informações de transação para a rede de cartão de crédito em nome do comerciante, usando conexões com a Internet segura.

Os gateways de pagamento podem ser implementados de duas formas:

  • Transferindo o cliente para o site do gateway escolhido, onde será realizado todo o processo de compra.
  • Processando o pagamento através do Merchant API (Application Program Interface) que é integrado com o servidor que aloja o seu site. Neste caso, o cliente nunca chega a deixar o site da loja virtual e não precisa de fazer novo log in ou registo.

Uma vez que é o gateway que vai autorizar os processos de pagamento online da empresa, promovendo a estabilidade da conexão e prevenindo fraudes, torna-se imperativo fazer uma escolha ponderada quando se trata de escolher este serviço.

O que deve ter em conta na escolha de um gateway:

Segurança

gateway de pagamento é a empresa responsável por tratar e guardar informações do cartão de crédito dos seus clientes. O prestador de gateway de pagamento que escolher tem de cumprir as normas PCI (PCI-DSS) ou usar uma fonte segura para responder às normas de conformidade.

Integração

Uma boa plataforma de e-commerce é adaptada de forma ágil em qualquer ambiente web e é compatível com os principais meios de pagamento.

Faturação recorrente

Quando se oferece suporte ou serviços baseados numa assinatura, pode ser necessário garantir que o gateway de pagamento está preparado para pré-faturação e faturação de retorno automático, disponibilizando também instrumentos de gestão para a revisão do balanço e do histórico da conta do cliente.

Deteção de fraudes

A disponibilização de ferramentas automatizadas para o auxílio ao combate de fraudes de cartão de crédito é um dos elementos a ter em conta na escolha de um gateway de pagamento. Isto inclui a capacidade de identificar as operações suspeitas e de garantir que o prestador disponibiliza suporte de acordo com os padrões da indústria.

Recursos

Considere a hipótese de escolher uma solução que ofereça um backoffice integrado. Isto corresponde de uma ferramenta de gestão que permite à loja virtual analisar dados em tempo real e obter informações para avaliar o desempenho das vendas, gerir recebimentos e suportar a tomada de decisão em diversos processos internos.

Suporte

O e-commerce não tem constrangimentos de horário, pelo que se um cliente pode fazer compras a qualquer hora do dia, pode igualmente ser necessário acionar o suporte técnico a qualquer momento. Por isso, é importante escolher gateway que garanta suporte técnico 24 horas por dia.

Ao avaliar um gateway de pagamento tenha ainda os seguintes aspetos em conta, perguntando-se relativamente ao método que está a considerar:

  • Vai poupar tempo e reduzir custos?
  • É compatível com a plataforma da sua loja virtual?
  • Outras lojas semelhantes que utilizem o gateway estão satisfeitas com o serviço?

Tenha ainda em conta:

  • Antes de se decidir por um prestador, leia atentamente o contrato e perceba quais os serviços que o fornecedor cobra e o valor das taxas.
  • Se não estiver satisfeito com o seu fornecedor, pode mudar de prestador, a não ser que tenha assinado um contrato de longa duração. Deve, contudo, certificar-se que o novo prestador é igualmente compatível com o seu software.
  • Calcule o número de transações que poderá alcançar num mês de forma a estimar custos e perceber qual o fornecedor que disponibiliza suporte paras as soluções existentes de e-commerce e software do carrinho de compras.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.