Objectives and Key Results: gestão com impacto nas pessoas e no negócio
Os Objectives and Key Results permitem ter uma gestão com impacto nas pessoas e no negócio, para além de darem agilidade e foco às empresas. O que são os Objectives and Key Results e como podem influir na estratégia de 2023
Agilidade, inovação, foco, aumento de produtividade, transparência, compromisso: estas são apenas algumas das vantagens que a metodologia dos OKR pode trazer às empresas.
Porém, a desconfiança e o controlo são dois fatores ainda muito presentes no dia-a-dia da gestão. Isso significa que mais do que mudar mentalidades, é preciso repensar prioridades.
Se no passado estes mecanismos podiam fazer sentido, hoje as empresas vivem uma realidade diferente onde, por um lado a desconfiança e o controlo são contraproducentes e, por outro, a mudança hoje é inevitável e faz parte do dia a dia.
Se é certo que ela virá, o truque é estar preparado para recebê-la, sem causar o mínimo prejuízo para a empresa.
Os Objectives and Key Results garantem o acompanhamento próximo dos objetivos estratégicos e o alinhamento entre líderes e equipas em ciclos mais pequenos, normalmente trimestrais, onde existe margem para o erro e para fazer os ajustes necessários.
Era uma vez uma empresa
O ciclo é fácil descrever e bastante familiar para todos nós: uma reunião anual de apresentação de resultados, balanço de vitórias e derrotas e descrição daquela que será a estratégia anual da empresa.
No ano seguinte, verifica-se o mesmo modus operandi, e assim por diante: todos os anos, igual.
Será que a estratégia que definiu para a sua empresa está presente na mente de líderes e restantes colaboradores?
Atreva-se a fazer o teste e comprove os resultados. Decerto constatou que grande parte dos colaboradores e dos líderes esquece aquela que é a estratégia.
Porém, de pouco vale executar algo muito bem, se essa for uma tarefa inútil. Facto que reforça a importância de canalizar os esforços para onde eles são necessários porque só assim se geram os resultados que fazem realmente a diferença no negócio.
Nesse caso, levanta-se uma outra questão: como atingir a excelência na gestão?
E por onde começar para ter sucesso com os Objectives and Key Results?
Veja também: Como ter sucesso na implementação de OKR e sei erros a evitar
Saber como evitar os caminhos desviantes
Por serem uma metodologia de gestão muito simples de compreender, é fácil não cumprir determinados requisitos que garantem o sucesso de Objectives and Key Results.
Para manter o foco é fundamental seguir uma regra de ouro: menos é mais. Só assim é possível dar início a cada ciclo da melhor maneira: criar muitos OKR, desalinhados e com metas a longo prazo não é, definitivamente, o caminho a seguir.
Um dos grandes riscos é impedir que as tarefas do Business At Speed não distraiam ou anulem aquelas que são anteriormente definidas pela estratégia.
É ainda fundamental trabalhar o alinhamento e a boa comunicação entre equipas, a definição de objetivos e a partilha de checkins, evitando a todo o custo que se reduzam distâncias entre os colaboradores e a sua liderança.
E à primeira desconfiança de que toda esta metodologia vai pressupor mais trabalho para as equipas, é importante deixar bem claro que ela não dá mais trabalho às pessoas, simplesmente organiza melhor o trabalho que têm.
Não desistir à primeira adversidade também é importante. Esta metodologia exige resiliência, mas o impacto nas pessoas e no negócio compensa claramente o esforço desenvolvido, que deve contemplar um espaço para errar e experimentar até descobrir as melhores soluções.
Optar por um software de gestão preparado para a metodologia dos Objectives and Key Results e que promova as boas práticas pode ajudá-lo a interiorizar todos os pormenores que fazem desta metodologia uma solução vencedora, capaz de concretizar a estratégia definida, tanto por parte da direção da empresa como das equipas que a compõem.
Para que não restem dúvidas, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, faz a síntese dos grandes obstáculos à implementação dos Objectives and Key Results: