27.09.22

Gestão de Pessoas: Boas Práticas Apoiadas em Tecnologia

Evento Híbrido e Gratuito

10 de Agosto, 2022

Objectives and Key Results: Prefere agir ou reagir?

Imprevisto, surpresa, voltas e reviravoltas... o mercado não perdoa. A mudança faz parte da realidade e a reação tem de ser cada vez mais rápida, se possível, antecipada. Os OKR permitem criar tempo e espaço para poder agir, sem perder a estratégia de vista. Só assim a empresa poderá crescer.

Evoluir ou não evoluir, eis a questão.

A competitividade das empresas está ao rubro.

Neste jogo de forças constante, é mais competitiva aquela que tiver a maior capacidade de adaptação face ao imprevisto.

Uma boa premissa que deve fazer com que os gestores ganhem balanço e saibam como implementar uma metodologia de gestão conhecida e reconhecida por muitas das grandes empresas do mundo inteiro.

Chama-se Objectives and Key Results e pode ser a solução para concretizar da sua estratégia de negócios.


Um objetivo chamado estratégia

Segundo o MIT – Massachusetts Institute of Technology – 80% das empresas falha na implementação da sua estratégia e que 87% dos colaboradores esquece-a ao longo do ano.

Para além deste facto contribuir em larga escala para a estagnação da empresa, a criação de mecanismos que asseguram espaço para a novidade, a inovação, os imprevistos ou a melhoria imediata de uma área vital são apenas alguns dos fatores que irão torná-la mais saudável e, até, sustentável.

Os OKR permitem que os planeamentos das empresas sejam ágeis, que a colaboração seja efetiva e que a medição do processo seja contínua, com espaço ainda para a discussão, aproveitamento de oportunidades e redefinição de várias prioridades.

Ao otimizarem os processos sem perder, a curto prazo, o foco dos objetivos da empresa, facilitam a mobilização de toda a empresa rumo ao alinhamento sincronizado e à eficiência operacional.

Como? Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, diz-lhe tudo neste vídeo:

Por onde começar para o sucesso com OKR?


Mais do que uma tarefa, trazer valor ao negócio

Para uma empresa, um objetivo é muito mais do que uma simples meta que se pretende alcançar. O objetivo é também uma fonte de comunicação que estabelece as prioridades da organização.

Porém, antes de meter mãos à obra, deve ter em atenção aos erros mais comuns e que deve evitar a todo o custo:


1 Delinear demasiados objetivos

Menos é mais. Só assim é possível dar início a cada ciclo da melhor maneira e manter o foco.


2 Não ser fiel ao lema top down, bottom up

A administração deve pedir às equipas para definirem os seus próprios objetivos, de forma a alimentar a sinergia entre todos.


3 Evitar o Bing Bang na organização

Só uma implementação gradual garante um alinhamento global.


4 Os OKR não dão prémios, apenas indicam a direção

O objetivo dos OKR é garantir que todos estão mobilizados para irem ao encontro da estratégia da empresa e saibam qual a direção a seguir.


5 Transforme a sua empresa numa learning company

Fazer da sua organização uma learning company é a aposta certa: as empresas que conseguem manter uma aprendizagem constante têm mais hipóteses de sucesso.


6 Começar pelo princípio… é um bom princípio

Como em tudo na vida, começar de repente não é uma boa prática. E a implementação da metodologia de OKR na organização não é excepção: é preciso disciplina e ter tempo para aprender.



Para além de ambiciosos e aspiracionais, os objetivos devem trazer valor para a empresa, ser memoráveis e positivos.

No meio da azáfama que a gestão de empresas pressupõe, é importante canalizar os esforços apenas onde eles são necessários: de pouco vale executar algo muito bem, se essa for uma tarefa inútil.

Por muito que esta seja uma metodologia ágil, só a compreensão correta dos fatos, com as devidas causas e consequências, conduz a uma decisão certa, no momento certo.

Criar espaço numa empresa para que a estratégia possa acontecer e, assim, ao invés de reagir por impulso aos desafios que se vão colocando no seu caminho; passará a agir de forma pensada, programada e, assim, ter tempo para se destacar da concorrência.

Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, diz-lhe de que forma é possível criar um bom objetivo e como pode defini-lo:

Como definir o objetivo no OKR que faz realmente mudar?


Já conhece o
PHC GO?

Gestão completa na cloud, faturação certificada, processos automatizados e tesouraria ágil
Software de gestão online para pequenas empresas

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.