27.09.22

Gestão de Pessoas: Boas Práticas Apoiadas em Tecnologia

Evento Híbrido e Gratuito

Será importante a retenção de talento na performance da empresa?

A rotatividade de colaboradores é uma realidade nas dinâmicas empresariais. Hoje, em que as novas gerações pretendem marcar pela diferença, é necessário assegurar um sistema para a retenção de talento
Será importante a retenção de talento na performance da empresa?
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Trabalhar já não é suficiente para as novas gerações que agora integram os quadros das empresas. É necessário ter um propósito, haver espaço para o crescimento pessoal e desenvolvimento de competências profissionais de cada colaborador. Mais do que produzir, o impacto direto que esta produção tem na performance da empresa é o que motiva as pessoas a fazer mais e melhor. É por isso que as empresas devem ter uma atenção redobrada sobre os seus procedimentos no que concerne à gestão de pessoas, garantindo que existem sistemas de gestão de talento que permitam responder de uma forma personalizada e individual aos anseios de cada colaborador.

Assim, as empresas devem garantir um bom sistema de gestão de talento, que garanta a sua retenção e promova a felicidade dos colaboradores. De forma a assegurar que este sistema responde ao seu propósito, há que ter em conta quatro pontos-chave:

  • Identificação do talento
  • Análise e avaliação
  • Desenvolvimento
  • Criação de uma cultura de talento

A identificação do talento é um dos pilares mais importantes na gestão de pessoas, uma vez que serve para reconhecer o potencial interno, com foco na atitude do colaborador – fazer mais e melhor – e nas suas competências relacionais e cognitivas. O engagement entre o colaborador e a empresa é igualmente importante, na medida em que o fará promover de uma forma ativa a sua cultura, objetivos, propósito e valores.

Chegados à fase de analisar e avaliar, é importante adotar uma metodologia capaz de avaliar cada colaborador de acordo com os valores e objetivos da empresa. Isto pode ser feito através do módulo PHC CS Careers.

Sem surpresa, o desenvolvimento é também fundamental na retenção do talento. Um bom plano de desenvolvimento deve ter em conta as capacidades e competências do colaborador tendo sempre como fim ajudar a que este atinja o seu potencial máximo. Para isto, deve ser desenhado um plano de formação à medida de cada colaborador – que servirá também para garantir a gestão do conhecimento interno.

Reconhecer e valorizar: as melhores formas de garantir uma retenção do talento eficaz. A criação de uma cultura de talento é crucial para as empresas que pretendem otimizar os seus recursos e prevenir o turnover. De que forma conseguem as empresas implementar esta cultura? Será através da atribuição de remunerações mais competitivas? Hoje em dia introduz-se o conceito de salário emocional, ou seja, outros benefícios que podem ser facultados pelas empresas de forma a promover uma competitividade externa e uma equidade interna.

Estes benefícios podem assumir a forma de sessões de mentoria e coaching, da implementação de modelos de trabalho mais flexíveis, que permitam um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entre outros. Outro aspeto importante está relacionado com a liderança, porque cada vez mais os colaboradores não deixam as empresas, mas sim os seus líderes. Líderes inspiracionais, motivadores e mobilizadores são pontos-chave para a retenção do talento.

Deste modo, conclui-se que a criação de uma cultura de talento que promova a sua retenção é essencial para o sucesso de uma organização, quer sob o ponto de vista da produtividade como da felicidade. Um colaborador feliz e valorizado é alguém que não abdica do seu lugar e vive com o lema de entregar mais e melhor – tendo consciência de que o seu trabalho tem impacto na performance da organização e que a quer ajudar a chegar mais longe.

Já conhece o
PHC GO?

Gestão completa na cloud, faturação certificada, processos automatizados e tesouraria ágil
Software de gestão online para pequenas empresas

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.