Como trabalhar em equipa: testemunhos reais de PHCs

Na PHC todas as equipas trabalham em conjunto, num ambiente de entreajuda e descontração. Mostramos-te como é trabalhar em equipa na PHC.

Na PHC, não temos medo de dizer que somos fanáticos por trabalho em equipa. Afinal, é através da colaboração que conseguimos conquistar grandes feitos, como o prémio de melhor software de gestão pela 11ª vez, a nomeação como melhor PME para trabalhar em 2023 ou resultados de negócio incríveis em 2022.

Neste artigo, vamos revelar os bastidores de como as nossas equipas trabalham em conjunto e como criamos um clima onde todos podem contribuir para o nosso propósito: Better Management for Happier People.

Neste artigo mostramos-te como é o trabalho em equipa na PHC. E partilhamos os testemunhos de PHC que todos os dias têm o prazer de alcançar objetivos de forma colaborativa.

A base da nossa abordagem ao trabalho em equipa na PHC é a comunicação transparente. Mantemos um canal aberto para garantir que todas as ideias sejam ouvidas e que cada membro da equipa saiba o quanto é valorizado.

Exemplo disso é o Ask The CEO, um momento em que todas as pessoas podem ficar a conhecer os nossos resultados, em que ponto estão os nossos objetivos e, principalmente, fazer perguntas ao CEO Ricardo Parreira. Agora, vamos mergulhar em alguns exemplos que nos fazem acreditar que somos “um por todos e todos por um”.

Mas afinal como é o trabalho na PHC? Descobre como trabalhamos em equipa e os testemunhos dos PHCs que todos os dias o fazem. 

Objectives and Key Results

Na PHC, adotamos a metodologia OKR (Objectives and Key Results) para estabelecer e alcançar os nossos objetivos comuns a toda a empresa. Em cada trimestre temos um conjunto de objetivos a alcançar e um conjunto de ações que nos vão levar até eles. Qualquer pessoa na PHC pode contribuir e participar num objetivo, independentemente da sua área.

Todas as segundas-feiras, reunimos todos os PHCs para ficar a saber como estão a evoluir os nossos objetivos e para saber se algum PHC precisa de ajuda a alcançar o resultado da sua ação e quem poderá ajudá-lo, num momento a que chamamos de Impediment Review. Desta forma, temos toda a PHC a remar para o mesmo lado e todos os PHCs a contribuir para o mesmo caminho.

"Desde que introduzi uma gestão por objectives and key results, que me rendo aos resultados desta metodologia. Os ganhos são claros a diferentes níveis, tais como o alinhamento das equipas com a estratégia, o foco de produtividade no que é prioritário ou, claro, a satisfação do impacto de todo o esforço coletivo."
Ricardo Parreira
Chief Executive Officer

Equipas ágeis e versáteis

Nas nossas equipas de desenvolvimento temos vários squads multidisciplinares. Isso significa que no desenvolvimento de uma nova funcionalidade do PHC GO ou do PHC CS, equipas com developers, testers, analistas, especialistas de UX e UI e Scrum Masters trabalham em conjunto para entregar com a máxima qualidade. Tudo isto permite que entregamos software com a máxima qualidade, mas também que possamos aprender com as várias valências da nossa equipa.

"Para mim o trabalho em equipa é o pilar do nosso sucesso no desenvolvimento de software. É através da colaboração entre equipa que conseguimos enfrentar desafios complexos, inovar e alcançar resultados que seriam inatingíveis de forma individual. "
Andra Camenic
Development Coordinator

Governança interna

A organização é a chave para o sucesso do trabalho colaborativo. Por isso temos um conjunto de momentos marcados nas nossas agendas, para que possamos reunir sobre temas predefinidos, com as pessoas que mais poderão ajudar a tratá-los e sem perder tempo. Temos também momentos para reuniões criativas (e salas preparadas para o efeito).

Em 2023 adotámos a estratégia de Event-Driven, o que significa que todos os trimestres temos um evento para mostrar todas as novidades que temos nos nossos softwares de gestão. E todas as equipas trabalham colaborativamente para que nesse dia tudo esteja pronto. Mas também temos momentos para celebrar. É o caso das nossas Happy Hours quinzenais, do BEaLive, que marca o nosso regresso pós-férias, ou da nossa festa de Natal

Uma equipa dedicada ao trabalho em equipa

Na PHC temos até uma equipa dedicada a ajudar-nos a melhorar o nosso trabalho em equipa. A Innovation & Agile Unit ajuda diariamente as nossa equipas a melhorar os seus processos, aumentando a sua agilidade e melhorando o seu serviço ao cliente. Para isso, dá uso às melhores práticas da agilidade, para que todas as equipas, até aquelas fora do desenvolvimento de software, possam estar alinhadas com a nossa capacidade de adaptação e a criar um impacto na gestão.
"Na equipa da PA.IA, nossa missão é fomentar as melhores práticas de inovação e agilidade. Atuamos como uma unidade de serviços interna, dedicada à promoção da inovação corporativa e à implementação de práticas ágeis. Quando penso em trabalho colaborativo, muitos conceitos me vêm à mente, como segurança psicológica, senso de pertencimento e propósito"
Eduardo Lima
Innovation Driver

Na PHC, o nosso foco na qualidade do trabalho em equipa tem nos permitido criar uma experiência de trabalho de referência em Portugal. Assim conseguimos ter um regime de trabalho flexível, com três dias de trabalho remoto para alto foco, combinado com dois dias de trabalho presencial e colaborativo.

Desta forma, focamo-nos na entrega de trabalho com qualidade e não no número de horas investidas numa tarefa. Trabalhar em equipa permite-nos ter mais impacto, mas também, sermos mais felizes enquanto o fazemos.

Queres viver em primeira mão o trabalho colaborativo na PHC? Candidata-te já aqui

Conhece a nossa cultura e a Best Experience at Work

Transformação Digital nas Empresas

Faça já o teste e identifique as áreas onde deverá atuar primeiro.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.