“Na PHC faço aquilo que mais adoro: ajudar pessoas.” [Podcast]

O Diogo Andrade é IT Technician e o oitavo convidado do nosso podcast, onde nos falou do seu dia-a-dia e da sua experiência de trabalho na PHC.
O Diogo pertence à nossa equipa de IT. Uma das suas funções é dar suporte direto aos nossos PHCs, de forma a garantir que na luta entre o homem e a máquina, saímos sempre vencedores.
É por isso raro o dia em que o Diogo fica muito tempo quieto no seu lugar. O Teams toca, mais uma chamada e mais um pedido de ajuda. E o nosso super Diogo vem ao nosso salvamento.
O Diogo Andrade é o oitavo convidado do nosso podcast "Living at PHC". Falou-nos sobre a sua experiência enquanto estagiário na PHC, relembrou o primeiro dia na PHC e explicou-nos como tem sido trabalhar na nossa House of Digital Business. Para ouvir, aqui:

“O nosso dia-a-dia passa por ajudar as pessoas, de forma a garantir que conseguem fazer o seu trabalho sem qualquer dificuldade”.

O Diogo começou o seu percurso na PHC em 2018, através de um estágio curricular. Começou por dar suporte interno às equipas de um dos softwares da PHC e agora dá apoio direto aos nossos colaboradores. Garante-nos que na PHC faz todos os dias aquilo que mais gosta: ajudar pessoas.

Recorda-se de, com apenas 15 anos, ter ficado muito entusiasmado ao ver o seu primo a arranjar um computador. Desde aí que o interesse pela área de IT foi crescendo. Optou assim por estudar Redes e Sistemas Informáticos, tendo trabalhado sempre na área de Helpdesk.

“Ainda agora entrei, como é que já sabem o meu nome?”

Fez a sua primeira entrevista na PHC e regressou a casa com a certeza de que era aqui que queria ficar. Identificou-se com os valores da empresa, sentiu-se bem acolhido e conseguiu de imediato imaginar-se a trabalhar junto da equipa.

“Senti logo ali que eu importava. As pessoas sabiam quem eu era e queriam que eu me sentisse bem”, explicou-nos. O início do seu estágio foi igualmente importante para definir a sua estadia na PHC. Ficou impressionado com o facto de todos os seus colegas saberem o seu nome e a que equipa se tinha juntado, logo no seu primeiro dia.

Três anos depois, a experiência de onboarding na PHC é ainda mais incrível. Para além de anunciarmos na Intranet e na Corporate TV o nome e equipa de um novo colaborador (como fizemos com o Diogo), convidamo-lo também a apresentar-se e a fazer uma playlist, de forma a podermos conhecê-lo um pouco melhor. Todos são recebidos de forma especial, e isto impacta a experiência de trabalho que têm na PHC. 

“Olho para a minha equipa como se fosse a minha segunda família.”

A equipa de IT está dividida em duas partes, uma mais dedicada ao Helpdesk, e uma responsável pela Infraestrutura. Em ambas se vive um ambiente de grande amizade e entreajuda.

O Diogo explicou-nos ainda que, na PHC, sente que existe um grande sentimento de familiaridade, onde a proximidade que tem com a sua equipa direta se estende aos restantes colegas. O facto de todas as pessoas se conhecerem entre si e de existir espaço para se ser genuíno influenciam muito a forma como se sente no seu dia-a-dia.

Por isso, para além da equipa de IT estar sempre focada em minimizar as dores dos PHCs, existe um gosto genuíno em ajudar os colegas de equipa. E a prova disso é que, mesmo durante a gravação deste podcast, o Diogo não quis desligar o seu telemóvel, não fosse alguém precisar de ajuda.

“A pandemia obrigou-nos a encontrar novas formas de estarmos próximos enquanto equipa, e acabámos por ficar mais unidos que nunca.”

Para terminar, o Diogo partilhou connosco como tem sido o dia-a-dia na House of Digital Business. Para além do suporte dado aos PHCs, a equipa de IT começou também a ajudar na realização dos eventos que acontecem no espaço, e tem sido uma experiência incrível.

Contou-nos que a sua sala preferida é a Get Out, no piso 0 – uma sala desenhada para estimular a criatividade, repleta de elementos místicos e do universo cinematográfico. A sala inclui elementos dos filmes do Harry Potter e do Senhor dos Anéis, e foi o espaço escolhido para gravarmos este podcast.

Quando lhe perguntámos qual tinha sido o momento mais emblemático que viveu na PHC, recordou o seu primeiro teambuilding, onde experimentou pela primeira vez andar de mota. Desde aí, nunca mais se quis deslocar de outra forma. A não ser quando chamam por ele no escritório. Aí, opta por um dos hoverboards disponíveis.

Se pudesse voltar atrás no tempo e dar um conselho ao Diogo, dos tempos de faculdade? Não penses duas vezes, o teu lugar é na PHC.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.