"Na PHC sempre tive espaço para progredir." [Podcast]

A Carla Matias é Financial Adviser na PHC e a nona convidada do nosso podcast. Falou-nos sobre o seu dia-a-dia como yoda e do seu percurso de catorze anos na PHC.
A Carla trabalha connosco desde 2007. Nascida na Guarda, estudou Contabilidade e Auditoria no ISCAC, em Coimbra, e foi no Porto que começou a sua vida profissional.
Hoje é uma das nossas advisers, membro da equipa da Rute Ablum (que também já foi nossa convidada no podcast) – o que faz dela uma das nossas yodas. Neste episódio, quisémos descobrir tudo sobre o seu percurso na PHC, ao longo destes catorze anos.
Sportinguista ferranha, trabalha connosco há catorze anos – cresceu com a PHC. Começou por fazer parte da equipa financeira, e hoje é membro da Chief Management Team, equipa de advisers. Connosco neste nono e último episódio de 2021, Carla Matias:
Quando lhe perguntámos como começou o seu percurso na PHC, não nos conseguiu dar um motivo específico para ter concorrido à nossa empresa. Contactou pela primeira vez com a PHC ainda na faculdade, onde utilizava o nosso software de faturação, mas nunca pensou que viria a trabalhar aqui.
Estagiou ainda numa outra empresa, antes de se juntar à PHC. Vivia na altura na Guarda, depois de ter estudado em Coimbra. E trabalhou na PHC do Porto durante três anos, antes de se mudar para Lisboa.

“Uma das coisas que valorizo são as oportunidades de evolução e progressão que temos na PHC. Basta que queiramos e que trabalhemos por estas.”

“Nunca imaginei que este viesse a ser o meu dia-a-dia. Só sabia que não queria trabalhar em contabilidade.”.

Começou por trabalhar na área financeira da PHC, onde assumia responsabilidades nas áreas da faturação e da contabilidade. Contou-nos que as encomendas, na altura, chegavam diariamente ao departamento onde trabalhava, via fax.
Na altura, a Carla fazia também o processamento de salários e tarefas inerentes à contabilidade da PHC. Apesar de não se recordar ao certo de quantos clientes tínhamos na altura, reconhece que a empresa triplicou de dimensão (quer em número de clientes, como em número de colaboradores).

Hoje em dia, o seu dia-a-dia foca-se na gestão financeira da empresa, fazendo declarações fiscais mensais e auditoria e controlo de gestão, nas várias geografias onde a PHC está presente.

“Nós fazemos caminho, mas a empresa também se adapta a nós.”

Adora o seu trabalho, principalmente na vertente de auditoria. Fala com um entusiasmo tremendo da área financeira – convencendo os mais céticos que o seu dia-a-dia consegue ser bastante divertido.
Salienta o quanto sempre se sentiu ouvida e com espaço para negociar as suas funções, abraçando novos desafios. Sente que a sua entrega foi sendo recompensada, e que também a empresa se adaptou a si e às suas necessidades enquanto profissional.
Falou-nos por isso com um grande entusiasmo desta nova etapa da PHC, com a inauguração da House of Digital Business. A aposta na criação de condições de topo, para potenciar a produtividade e a entrega dos colaboradores é algo que a Carla valoriza muito.

“Nunca pensei que a House (of Digital Business) ficasse tão incrível. Superou em muito as expectativas, que já eram muito altas.”

Como membro da equipa da nossa Chief Management Officer, Rute Ablum, acompanhou de perto todo o processo de criação das novas instalações da PHC e da construção progressiva da nossa Best Experience at Work.
Diz que não vive dois dias iguais – o que a motiva a vir para o escritório quase todos os dias, mesmo podendo optar pelo trabalho remoto. Fala da nossa House como sendo sua. E ainda bem que assim o é.

“Revejo-me e sinto-me realizada na PHC, mesmo passados catorze anos. E é por isso que ainda cá estou. ”

Ao longo dos catorze anos, fui conhecendo cada vez mais a empresa. Fez amigos, desenvolveu-se enquanto profissional e pessoa. Admite que a identificação que sente com os valores da empresa é um dos principais fatores pelos quais decide continuar a trabalhar aqui, ano após ano.
Para lá do seu dia-a-dia de trabalho, é uma sportinguista ferranha. Gosta de dedicar tempo aos seus, e regressar à Guarda para ver os seus sobrinhos. E adora viajar – estando ansiosa por poder retomar este seu hobbie, assim que a situação pandémica acalmar.
O seu momento preferido na semana de trabalho são as nossas emblemáticas Happy Hours. Admite que trabalhar numa empresa que trabalha a cultura de forma profissional modifica totalmente a sua experiência de trabalho. E confessa-nos que é muito feliz aqui.

Conhece a nossa cultura e a Best Experience@Work

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.