Oito coisas que fazem da PHC uma empresa feliz

Esta semana fomos eleitos a empresa mais feliz de Portugal em 2021, pelo Prémio Happiness Works. Partilhamos agora convosco oito coisas que fazemos e que contribuem para a felicidade e para o bem-estar dos nossos colaboradores.
É oficial: somos a empresa mais feliz de Portugal. Ficámos em primeiro lugar nos prémios Happiness Works 2021, dinamizados pela Lukkap, a Universidade Atlântica e a Revista Exame. Após passarmos por um dos anos mais desafiantes de sempre, no que diz respeito à gestão de pessoas, este reconhecimento deixa-nos especialmente orgulhosos.
O resultado foi anunciado aquando da apresentação anual do estudo Happiness Works, que decorreu esta quinta-feira, dia 27 de maio. Nesse mesmo dia, os nossos líderes de equipa estavam no escritório a assistir a uma formação, e conseguiram celebrar esta notícia incrível assim que a recebemos. Foi memorável.
Ficámos extremamente orgulhosos de receber este prémio. Somos oficialmente a empresa mais feliz de Portugal. Neste artigo, decidimos destacar oito coisas que temos feito em prol da felicidade dos nossos colaboradores, na PHC. Descobre tudo.

A felicidade corporativa contribui para uma redução da rotatividade e do absentismo dos colaboradores, e permite que as empresas aumentem a sua produtividade. Acima de tudo, “(…) a felicidade é lucrativa.”, explica-nos o nosso CEO, Ricardo Parreira.

A temática da felicidade nas empresa tem ganho maior relevância nos últimos anos, com as empresas a procurar novas formas de gerir o bem-estar dos seus colaboradores. De acordo com o European Journal of International Management, os cinco principais fatores que em 2020 contribuiram para a felicidade organizacional foram as relações interpessoais, o reconhecimento profissional, o desenvolvimento pessoal, o work-life balance e a liderança da organização.

Decidimos também refletir sobre este tema e reunímos neste artigo oito coisas que fizeram (e fazem) da PHC a empresa mais feliz de Portugal. Prontos? Vamos lá, então.

#1 Somos #CoolButPro

Tudo na vida é uma atitude e a dos nossos colaboradores tem tanto de descontraída como de profissional. Vivemos a nossa #BestExperienceAtWork porque encontramos um equilíbrio entre o empenho que aplicamos em todos os projetos e o ambiente descontraído com que lidamos com as nossas equipas. 

Valorizamos, acima de tudo, a autenticidade de cada um dos nossos PHCs. Contamos que nos ajudem a desenvolver o melhor software de gestão do mercado, sem que isso impeça que amanhã se cruzem com o Darth Vader a caminho da copa.

#2 Comunicamos, comunicamos, comunicamos

Valorizamos muito a comunicação interna, porque sabemos que só assim conseguimos que todos os nossos colaboradores empenhem os seus esforços em prol dos mesmos objetivos. Queremos que as pessoas conheçam os nossos valores e cultura, acompanhem as atividades e celebrem as novidades do nosso software espetacular.

Utilizamos para isso a nossa Intranet e os momentos de Ask the CEO – onde o Ricardo Parreira partilha connosco as grandes novidades da quinzena e responde às perguntas de todos os colaboradores. Dentro das equipas, realizamos Daily Meetings – onde analisamos os principais objetivos e desafios do dia -, e as Activity Reviews – onde podemos quinzenalmente falar one-on-one com o nosso líder sobre o nosso desempenho e o nosso bem-estar.

Alguns dos comentários e partilhas dos nossos PHCs
Alguns dos comentários e partilhas dos nossos PHCs

#3 Estamos juntos (mesmo à distância)

Procuramos criar momentos descontraídos entre os nossos colaboradores. Temos por isso um Happy Calendar, dinamizado pela nossa Happiness Manager, com atividades que acontecem pelo menos uma vez por mês. Assim, pelas 17h30, os PHCs podem optar por participar num escape room, ouvir uma palestra ou tentar vencer um torneio de FIFA.

Durante o período de pandemia, sendo o teletrabalho obrigatório, adaptámos estas atividades para o digital, conseguindo reduzir significativamente o isolamento social a que todos fomos sujeitos. Para além disso, temos ainda celebrações maiores, como é o caso da nossa festa de aniversário, e teambuildings específicos de cada equipa.

#4 Focamo-nos no bem-estar

Já era comum, antes da pandemia, reunírmo-nos para uma sessão semanal de meditação ou yoga à hora de almoço no escritório. Já há vários anos que temos também protocolos com massagistas, psicólogos e nutricionistas, de forma a permitir que, por um custo mais reduzido, os nossos PHCs conseguissem usufruir destes serviços sem sair do escritório.

Agora, com as nossas novas instalações, levámos a nossa Wellness Experience ainda mais longe. Na nossa House of Digital Business, temos agora um espaço totalmente dedicado ao bem-estar e um ginásio (do qual esperamos poder começar a usufruir em breve). Para além disso, dinamizamos anualmente a Wellness Week.

Alguns dos comentários e partilhas dos nossos PHCs
Alguns dos comentários e partilhas dos nossos PHCs

#5 Queremos que vás mais longe

Temos colaboradores que estão na PHC há poucos meses e outros que estão na PHC há 30 anos. Procuramos que haja espaço para que todos cresçam, e investimos muito na formação e capacitação dos nossos colaboradores.

Temos mais de 30 formadores e mentores internos, disponíveis para apoiar os seus colegas em temas mais técnicos, como social media, ou em temas mais relacionados com o desenvolvimento pessoal, como o foco ou a gestão de tempo.

#6 Criamos impacto

Procuramos diariamente inspirar a excelência na gestão. E para lá do impacto que criamos com o nosso software em mais de 34 mil empresas, temos também um programa de responsabilidade social corporativa que se estende a diversas outras áreas. Desde a sustentabilidade dos nossos escritórios e da nossa ação, ao apoio a instituições locais de solidariedade social e à capacitação tecnológica – com programas como o Learning Experience e o Junior Code.

Associamo-nos a diferentes causas e convidamos sempre os nossos colaboradores a participar ativamente nestas ações. Para além disso, todos os PHCs têm direito a dedicar anualmente um dia de trabalho à realização de ações de voluntariado, numa organização à sua escolha.

A felicidade é lucrativa. Permite reduzir rotação, absentismo e aumentar a produtividade - , explica Ricardo Parreira, CEO da PHC.

#7 Temos pessoas incríveis

Uma organização é feita de pessoas, e as nossas são especialmente incríveis. A maioria de vocês já ouviu, por certo, a história da fundação da PHC e do nosso CEO, Ricardo Parreira. Mas a nossa história é feita de muitas mais pessoas.

Foi por isso que, no verão de 2020, lançámos o nosso podcast “Living at PHC”. Neste, convidamos mensalmente colaboradores a falarem connosco sobre a sua vida e o seu percurso profissional. Conseguimos assim partilhar mais sobre o dia-a-dia dos nossos PHCs, e explicar como se vive na empresa mais feliz de Portugal. O último convidado foi o Fernando Póvoas, Management Adviser – não deixem de o conhecer.

#8 E umas instalações espetaculares

Inaugurámos em 2020 as nossas novas instalações no Porto e em abril de 2021 a nossa House of Digital Business. Estamos empenhados em criar instalações que permitam que os nossos colaboradores tenham uma experiência de trabalho incrível. Como explica o nosso CEO, são “(…) condições de topo para um rendimento de topo.”

A nossa House of Digital Business representa o futuro dos escritórios em Portugal. Para lá do conforto dos espaços de trabalho, temos dois auditórios, um food court com pequenos-almoços e sopa disponíveis diariamente para os nossos colaboradores, uma biblioteca, um ginásio e uma sala de jogos. Não deixes de a conhecer em detalhe, aqui.

Correndo o risco de parecermos repetitivos, temos de confessar que ficámos muito felizes com esta notícia. Se ainda não te cruzaste com um dos posts de celebração dos nossos PHCs, nas social media, repara bem na reação que tivémos quando recebemos a notícia.
Obrigado aos nossos colaboradores, parceiros e clientes. E obrigado também aos organizadores deste estudo e aos respetivos parceiros Lukkap, Universidade Atlântica, Revista EXAME, ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e Happy Brands. Estamos muito felizes com este prémio.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.