Oito motivos pelos quais vamos recordar 2021

Em 2021, mudámos de instalações e de modelo de trabalho. Desenvolvemos software incrível e revolucionámos a nossa experiência de trabalho. Revê connosco os principais momentos deste ano.

Estamos a chegar ao final de um ano que foi verdadeiramente marcante para a PHC.

Em 2021, repartimos o nosso tempo entre o escritório e o trabalho remoto. Com a pandemia ainda bem presente nas nossas vidas, inaugurámos umas novas instalações que nos fizeram pensar no futuro do trabalho e reinventamos a forma como colaboramos com as nossas equipas.

Este foi o ano em que continuámos a bater recordes. O ano em que a nossa experiência de trabalho, o nosso software e os nossos modelos de gestão foram premiados. Um ano em que recrutámos novos e incríveis talentos, sem nunca deixarmos de investir nos talentos que já viviam connosco.

Estivemos três anos a trabalhar na criação da Best Experience at Work. Queríamos criar o melhor retorno emocional do trabalho na vida dos nossos colaboradores. E 2021 foi o ano em que começámos a usufruir desse trabalho.

Inaugurámos a nossa House of Digital Business

 

Foram três anos de trabalho árduo investidos na idealização e construção da nova sede da PHC, no Tagus Park, em Oeiras. Queríamos criar a melhor experiência de trabalho para os nossos colaboradores – e, por isso, mais do que um espaço, tínhamos de investir na criação de uma experiência única para todos os que viessem a usufruir deste edifício.

Inaugurámos a nossa House of Digital Business em abril de 2021, na altura ainda em formato digital, com as nossas equipas todas em full-remote.

Desde aí, a nova sede da PHC tem recebido outras empresas, turmas de estudantes de intercâmbio, parceiros de negócio, instituições de solidariedade social e até o comércio local. Realizámos formações, eventos de networking e grandes festas. Mais do que um edifício, a House of Digital Business passou a ser o palco de inúmeras experiências e tornou-se, acima de tudo, uma referência para toda a comunidade.

Para acabarmos o ano em grande, o edifício recebeu recentemente a distinção de Architecture MasterPize. Ficámos muito orgulhosos. 

O edifício tem mais de 8 mil metros quadrados.
Foi totalmente decorado por uma equipa interna da PHC.

Fomos a empresa mais feliz de Portugal

 

Se sempre nos gabámos de ter equipas felizes, em 2021 esta distinção tornou-se oficial: a PHC foi a Empresa Mais Feliz de Portugal. Ficámos em primeiro lugar nos prémios Happiness Works 2021, dinamizados pela Lukkap, a Universidade Atlântica e a Revista Exame.

Num dos anos mais desafiantes de sempre, no que diz respeito à gestão de pessoas, este reconhecimento deixou-nos novamente muito orgulhosos. 

Mas este não foi o único reconhecimento com que fomos distinguidos este ano. Em 2021, a PHC foi ainda eleita como a Melhor PME para se trabalhar em Portugal, pela Human Resources, e ficou no TOP 5 de Melhores Empresas para Trabalhar, da Revista Exame.

Dinamizámos eventos incríveis (como a Wellness Week e talks com convidados incríveis, como a Catarina Barreiros), celebrámos dias temáticos (com a participação especial do Darth Vader) e promovemos a autenticidade em todos os momentos. Fizemos do nosso espaço o espaço de todos os PHCs – e convidámos até as famílias a visitar os nossos escritórios (na nossa Family Week).

Temos orgulho de ter os nossos colaboradores connosco e queremos que eles também se orgulhem de fazer parte da equipa PHC. A forma como celebrámos a recepção deste prémio foi a prova disso mesmo.

Quer nos momentos presenciais como nos momentos físicos.
Em 2021 fomos mesmo muito felizes.

Continuámos a trabalhar na nossa Best Experience at Work

E elevámos completamente a experiência proporcionada aos nossos colabradores. Criámos condições de topo para redimento de topo.

Para além de investirmos no conforto ergonómico, auditivo e visual dos nossos colaboradores, demos-lhes novas ferramentas de trabalho (como headphones noise cancelling, acesso a ferramentas de trabalho em colaboração na cloud e novas mochilas, de forma a potenciar o seu conforto nas idas do trabaho para o escritório).

Investimos na formação dos nossos colaboradores, com a criação de uma plataforma de formação de digital training, acessível em qualquer lugar, permitindo que completassem as suas formações de forma assíncrona. 

Entrevistámos a Carla Matias, financial adviser na PHC.
O Diogo Andrade também foi convidado do nosso podcast.

Oferecemos o pequeno-almoço, a sopa ao almoço e uma gama variedade de produtos saudáveis ao longo do dia, de forma a facilitar a logística e potenciar as condições de trabalho dos nossos PHCs. E criámos novos protocolos, que nos permitiram dinamizar a nossa wellness experience – onde os nossos PHCs podem usufruir de tratamentos de estética, massagem de relaxamento e ginásio nas nossas instalações.

E apostámos na transparência.

Internamente, dinamizámos quinzenalmente as sessões de Ask the CEO, onde os nossos colaboradores podem colocar perguntas de forma anónima ao nosso CEO, Ricardo Parreira, sobre qualquer tema inerente à gestão da PHC.

Externamente, continuámos a permitir que acompanhes tudo sobre o nosso dia-a-dia, quer através do nosso instagram como dos testemunhos diretos dos nossos colaboradores, no nosso podcast.

Adoptámos um modelo híbrido de trabalho

A parte mais positiva de termos pensado e construído de raiz as nossas novas instalações, durante o período de pandemia, foi que conseguímos adaptar o espaço às nossas necessidades de trabalho colaborativo. Num contexto onde compreendemos rapidamente que o trabalho remoto tinha benefícios para as nossas equipas, tivemos de repensar o nosso modelo de trabalho – de forma a garantir que conseguíamos usufruir do melhor de ambos os modelos de trabalho, presencial e remoto.

A PHC apresentou assim, também em 2021, o modelo de trabalho Best Experience at Work Everywhere – um modelo que prevê máxima autonomia, com máxima responsabilidade, para obtermos máxima produtividade.

A partir de agora, os nossos colaboradores passam a ter de estar apenas dois dias por semana obrigatoriamente no escritório, podendo usufruir dos restantes dias da semana em trabalho remoto. Este benefício adapta-se às necessidade de cada equipa e função, podendo cada colaborador definir com o seu líder o modelo que melhor se adapta à sua realidade.

Para além disso, os PHCs passaram também a poder usufruir de dois períodos de, no máximo, trinta dias seguidos em full remote, os quais podem usufruir em qualquer parte do mundo. Incrível, não?

O Lucas passou um mês a trabalhar no Brasil, com a família.
O Francisco optou por trabalhar no escritório, neste dia.

Promovemos boas práticas de gestão

 

Acreditamos que ainda possam haver algumas pessoas mais distraídas que nos acompanham aqui no blog, e não sabem bem o que a PHC faz. E, por isso, vamos facilitar: somos especialistas em software de gestão. Isto significa que desenvolvemos software espetacular, que ajuda as empresas a gerir melhor os seus projetos, recursos e até o seu capital humano.

E como é costume, também este ano desenvolvemos inúmeros conteúdos para ajudar as empresas a evoluir os seus processos de gestão. Dinamizámos mais uma edição do nosso PHC Open Minds, em formato digital. E o nosso CEO lançou mais uma série para gestores no seu Linked In: CEO Back in Office.

Em parceira com o Dinheiro Vivo, realizámos ainda o debate Think Digital, onde debatemos como podem as empresas elevar a gestão das suas pessoas.

Quando em novembro recebemos a distinção de Empresa Resiliente, no setor tecnológico, atribuída pela revista Exame nos Prémios das Maiores e os Melhores do Portugal Tecnológico, vimos todo o nosso esforço recompensado. Ser reconhecidos pela nossa resiliência na gestão das nossas pessoas e da nossa organização, depois de dois anos de pandemia, foi um grande feito. 

Mas este prémio não veio sozinho: fomos também distinguidos como Superbrand Corporate, pelas Superbrands Portugal.

Imagens do backstage do nosso PHC Open Minds de 2021.
Imagens da série "CEO Back in Office".

Fizemos um festival de música para os nossos colaboradores

A PHC celebrou este ano o seu 32º aniversário. Depois de regressarmos ao trabalho presencial, durante o mês de setembro, realizámos o BEaLive – um festival de música interno, pensado de raiz pelos nossos PHCs para os nossos PHCs.

O evento decorreu na nossa House of Digital Business, em Oeiras. Mesmo contando com um centro de testagem à entrada, optámos por realizar este evento num formato híbrido – permitindo que os PHCs pudessem optar por assistir remotamente a este momento.

 

👉 Revê os principais momenotos do nosso BEaLive, aqui.

 

Reunímos os PHCs de Lisboa, Porto e Madrid – muitos dos quais ainda não tinham visitado as nossas novas instalações – e contámos com concertos ao vivo, um ilustrador a fazer caricaturas, um barbeiro a cortar cabelos, espetáculos de stand up comedy e comida e bebida à descrição. Foi um momento de grandes emoções.

Desenvolvemos software espetacular

Não podíamos deixar de falar do tema onde investimos o maior número de horas, na PHC: na construção de software espetacular.

Este ano não foi excepção: lançámos novas versões do nosso software PHC CS e do nosso software na cloud PHC GO. Investimos na criação de software que permita às empresas criar também a sua experiência diferenciadora de trabalho – com um módulo de gestão de pessoas que iremos lançar durante o ano de 2022.

 

Realizámos eventos internos – como o Software Fest, o Feature Parade e o Software ao Almoço – onde apresentámos aos nossos PHCs todas as novidades nos nossos produtos, permitindo que estes esclarecessem dúvidas sobre as mesmas.

Para além disso, dinamizámos ainda o Coding PHC, um evento pensado para developers, onde apresentámos as novas features de ambos os softwares da PHC, esclarecendo as principais questões sobre a potencialidade das suas frameworks.

E todo o trabalho foi reconhecido: terminámos o ano sendo distinguidos como o Melhor Software de Gestão, pela PC Guia – pela décima vez consecutiva.

Realizámos este evento na nossa House of Digital Business.
Os convidados do Coding PHC foram recebidos pelo CEO.

Mudámos o Natal de mais de 170 pessoas

 

Depois de termos regressado ao teletrabalho, optámos por passar também a nossa festa de Natal para o formato digital. Queríamos, acima de tudo, garantir a segurança de todos os nossos colaboradores. Convidámos o Fernando Alvim para fazer uma versão da sua “Prova Oral”, programa que realiza normalmente na Antena 3, especial para a PHC. 

Os nossos colaboradores foram os entrevistados e estrelaram neste formato. Ainda conseguímos mostrar as nossas instalações ao Fernando, que passou pelo nosso processo de onboarding, acabando por produzir um vídeo bem engraçado – que todos os nossos colaboradores adoraram. Mas não quisémos ficar por aqui.

Depois de termos recebido um pedido de apoio por parte do Programa Oeiras Solidária – programa dinamizado pela Câmara Municipal de Oeiras -, decidimos utilizar parte da nossa verba de Natal para apoiar todas as necessidades levantadas por quatro instituições de solidariedade social portuguesas.

Em menos de uma semana, utilizámos uma verba total de 10.600€ para comprar brinquedos, bens alimentares, livros, material escolar, produtos de higiene, produtos para bebés e até eletrodomésticos. Embrulhámos tudo e fomos entregar às instituições, a tempo do Natal.

Acabámos assim por mudar completamente o Natal de mais de 170 pessoas. Num ano onde tivemos de passar, novamente, o Natal afastados, conseguimos assim sentir-nos mais próximos – e fazer realmente a diferença na nossa comunidade.

Doámos mais de 10.600€ a quatro instituições.
E fizemos uima celebração digital com os nossos PHCs.

Estamos prontos para fazer de 2022 um ano ainda mais memorável. E tu, é em 2022 que te juntas à nossa equipa?

Conhece a nossa cultura e o Best Experience@Work

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.