“A PHC é o local ideal para quem gosta de desafios e de aprender”

O Fernando Póvoas é Management Advisor do Executive Committee da PHC e o sétimo convidado do nosso podcast. Nasceu no Brasil, onde viveu grande parte da sua vida. Juntou-se à PHC em 2018, depois de ter decidido mudar de vida e de país. Conhece-o melhor neste artigo.

Sempre de sorriso na cara e pronto para garantir o sucesso de qualquer projeto, o Fernando Póvoas é Management Advisor da direção executiva da PHC, pertecendo à equipa da nossa Chief Management Officer, Rute Ablum (que também já entrevistámos no nosso podcast).

Nasceu e viveu no Brasil até aos seus 36 anos, idade em que decidiu mudar radicalmente a sua vida. Especialista nas áreas de Gestão, Estratégia e Construção Civil, largou o local onde trabalhava há mais de dez anos e foi conhecer o mundo, de mochila às costas.

O Fernando Póvoas é o sétimo convidado do nosso podcast “Living @ PHC”. Contou-nos tudo sobre a viagem ao mundo que fez em 13 meses e sobre como foi estar envolvido na construção das nossas instalações no Porto e em Lisboa. Para ouvir, aqui:

 

fernando povoas podcast phc

“Senti que era o momento de mudar a minha carreira e a minha vida (...) e fui fazer uma viagem ao mundo de 13 meses.”

O nosso Fernando nasceu e fez grande parte da sua carreira no Brasil, onde trabalhou nas indústrias metalurgica, da grande distribuição e da construção cívil. Quando decidiu mudar a sua vida, colocou a mochila às costas e viajou por mais de 30 países em 13 meses, terminando a viagem em Portugal – país onde acabou por se instalar e já vive desde 2018.

Admite que a viagem o inspirou muitíssimo, tendo impactado a pessoa e o profissional que hoje é. Conheceu parte da América Latina e da América Central, os Estados Unidos na América do Norte, a Oceania e parte do Sudoeste Asiático. Amante de praia e de surf, recomendou-nos três destinos imperdíveis: as Filipinas, o arquipélago de San Blas (no Panamá) e a Indonésia.

“Temos de nos expor. Quando nos expomos, e saímos da nossa zona de conforto, as oportunidades aparecem.”​

“A Best Experience (at Work) é muito mais do que as instalações ou a mobília. Pensámos em cada detalhe da experiência que queríamos dar aos colaboradores da PHC, no dia-a-dia”

Quando chegou a Portugal, começou por trabalhar numa start-up social, onde apoiava microempreendedores a arrancar com os seus negócios. Muito pouco tempo depois, candidatou-se à PHC, entusiasmado com o facto desta ser uma empresa do setor tecnológico e uma das melhores empresas para se trabalhar no país.

O seu background profissional fez com que fosse de imediato alocado ao projeto das nossas novas instalações do Porto, e mais tarde ao projeto da construção da nossa House of Digital Business. Enquanto tudo isso, foi também acompanhando de perto o desenvolvimento dos doze projetos inerentes à criação da Best Experience at Work da PHC.

Da experiência do candidato à experiência de offboarding, tudo foi revisto, de forma garantir o melhor retorno emocional do trabalho na vida dos colaboradores. Mas não foram os únicos que foram tidos em conta. “A experiência dos clientes, dos parcerios, dos visitantes e até da comunidade também contou, no momento de criar a nossa Best Experience”, contou-nos.

fernando povoas podcast phc
fernando povoas podcast phc
Sinto-me uma esponja. Estou sempre a crescer e sempre a aprender.

“A PHC é um local ideal para quem gosta de desafios e de aprender, independentemente da idade.”

O Fernando contou-nos que trabalhar nestes projetos durante a pandemia acabou por nos ajudar a elevar o resultado final, tendo em conta o modelo de trabalho híbrido. E confessou que está muito feliz com o resultado final.

Os PHCs estão, aos poucos, a ir visitando o espaço e a experimentar trabalhar por lá, quando necessário – uma vez que ainda não podemos regressar aos escritórios, devido à situação pandémica. Estão todos muito satisfeitos e orgulhosos com o resutado final (podem ir acompanhando este regresso progressivo ao escritório e o novo dia-a-dia dos nossos PHCs no nosso Instagram, em @lifeatphcsoftware).

Confessou-nos que tem duas zonas preferidas na House of Digital Business: o seu local de trabalho – pelo elevado conforto do espaço -, e o átrio central da PHC – um espaço muito amplo, com vista de mar, onde temos a nossa enorme escadaria, que serve também como auditório quando temos eventos neste espaço.

“Na PHC não temos dois dias iguais. Não há rotinas. (...) E isso deixa-me extremamente motivado.”

Falou-nos, ao longo de toda a entrevista, com um enorme entusiasmo face ao seu trabalho e à sua equipa. Assume que gosta muito de trabalhar na PHC, adora que todos os dias sejam diferentes e tranquiliza-o saber que, se em algum momento deixar de se sentir motivado com o trabalho que está a desenvolver, tem espaço dentro da empresa para mudar de projeto.

Explicou-nos que a PHC é o local de trabalho ideal para quem gosta de desafios e da sensação de aprendizagem constante. Independentemente da idade e do background, o Fernando acredita que na PHC todos têm a oportunidade de sair da sua zona de conforto.

E deixou o convite a todos: se é isto que procuram numa empresa, não percam mais tempo. Juntem-se a nós.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.