Teambuildings em modo remoto: é possível motivar equipas no digital?
É possível criar atividades de teambuildings para as equipas em modo remoto, que estimulem e motivem os colaboradores. Descobre como o fizemos na PHC.
Esta semana realizámos um Escape Room Virtual, um teambuilding totalmente digital que pela primeira vez não se tratou apenas da adaptação de uma atividade já planeada: foi realmente desenhado, do início ao fim, para ser feito em modo remoto.
Durante a quarentena criámos atividades e teambuildings que, num contexto normal, não realizaríamos por certo (como foi o caso do nosso PHC Together at Home). Adaptámos, entretanto, os grandes eventos da empresa também para o digital (como foi o caso do 31º aniversário da PHC e do PHC Open Minds). E, agora, começámos a planear de raiz teambuildings totalmente digitais, e estamos muito orgulhosos do resultado.
Gerir uma empresa inteira em trabalho remoto é um desafio, como partilhou o nosso CEO, Ricardo Parreira, num dos episódios do seu “CEO at Home”. E se sempre tivemos um grande foco na felicidade dos nossos colaboradores (e o dia-a-dia nos nossos escritórios são normalmente marcados por inúmeros acontecimentos incríveis), desde que estamos em modo remoto que este foco se intensificou. Não é fácil transportar a cultura de uma empresa para o digital. Mas é possível, desde que se seja criativo e se aposte muito na comunicação interna.
Da quarentena ao "novo normal"
Se no período de quarentena, todos aguardávamos ansiosamente pelo regresso “ao normal”, o passar do tempo desmistificou a forma como os trabalhadores encaram o trabalho remoto.
Escape room virtual: como funcionou esta atividade?
Só precisámos de 3 coisas: Wi-fi, um telemóvel/tablet para aceder à virtual room de onde tínhamos de escapar e um computador onde conseguíssemos manter uma chamada de Zoom a decorrer com os nossos colegas de equipa.
As equipas eram constituídas por elementos de diferentes Unidades, o que nos permitiu colaborar com perfis muito diferentes dos nossos: o que é sempre útil num escape room. Só não vos dizemos que foi uma excelente forma de conhecer outros colaboradores porque… é muito raro alguém não saber o nome de um colega na PHC (mesmo quando este pertence a outra geografia).
Assim, cada equipa tinha à sua frente a sua equipa e o escritório, que funcionava como um mapa, de onde tinha de fugir:
Como reagiram os nossos colaboradores
Acabar uma tarde de trabalho de forma lúdica e descontraída, faz toda a diferença após um período de trabalho mais intenso ou um dia mais desgastante. Foi curioso, acima de tudo, ver que os familiares dos jogadores já estão habituados a vê-los participar nestas atividades e, por isso, até foram os primeiros a ajudar a desvendar algumas das pistas.
Conseguimos avaliar o grau de conhecimento histórico e artístico de cada um, e treinar a rapidez de raciocínio de todos. Foi, uma vez mais, a prova de que o remote work não impossibilita a criação de atividades criativas e diversificadas, que estimulem e motivem os colaboradores.
- Diogo Ferreira
- Rui Neves
- Carolina Amaro