Uma semana dedicada ao bem-estar

Durante quatro dias realizámos quatro sessões incríveis sobre bem-estar físico e psicológico. Descobre como correu tudo.

wellbeing week - activity at phc

Quanto tempo por dia guardas para cuidar do teu bem-estar? Alimentas um hobbie, fazes exercício, manténs uma dieta equilibrada ou uma rotina diária de self-care? E no trabalho, onde passas a maior parte dos teus dias, sentes que o teu bem-estar é priorizado?

Na nossa Wellbeing Week reunímos os PHCs todos os dias, pelas 17h30, para debater a temática do bem-estar, alertando-os para a importância do tema. Falámos de atividade física, de saúde mental, de terapias alternativas e de nutrição. Descobre como correu.
wellbeing week - activity at phc

A felicidade dos colaboradores é altamente lucrativa

O bem-estar dos nossos colaboradores sempre foi um foco de preocupação na PHC. Até porque, como sempre explicou o nosso CEO, Ricardo Parreira, “(…)a felicidade dos colaboradores é altamente lucrativa”

Inúmeros estudos indicam o mesmo: colaboradores mais felizes e integrados numa cultura de trabalho positiva, são mais produtivos. Promover a atitude para a felicidade e para o bem-estar dos colaboradores é por isso sinónimo de investir também no seu engagement, na sua produtividade e, em última análise, na rentabilidade das empresas.

Por outro lado, em ambientes de trabalho de alta pressão, os colaboradores tendem a sentir-se menos valorizados, menos seguros e menos respeitados. O seu nível de engagement com a entidade empregadora diminui – o que resulta em taxas mais elevadas de absentismo, perda da lealdade para com a empresa e aumento do número de despedimentos voluntários anuais até 50%.

Vivemos atualmente um momento especialmente desafiante, onde ainda que estejamos cada vez mais próximos da imunidade de grupo e de um progressivo regresso à normalidade, lidamos ainda com muita ansiedade inerente à situação pandémica. No último ano, todos vimos, de alguma forma, o nosso bem-estar a ser colocado em causa. Perdemos os nossos hábitos e rotinas mais elementares e sentimo-nos inseguros.

Desenhar uma semana dedicada à temática do bem-estar pareceu-nos, por isso, fundamental.

Participei, com muito gosto, nesta atividade. Assumi, como os restantes PHCs que assistiram a esta sessão, o compromisso de me manter mais activo fisicamente, de estar atento ao meu estado de espírito e de fazer pausas frequentes para mexer o corpo durante o dia. - Carlos Martins

A Wellbeing Week da PHC

Foi a nossa Happiness Manager, Mariana Moura, quem dinamizou estas quatro sessões da Wellbeing Week. Explicou-nos que o principal objetivo foi o de “promover uma atitude para a felicidade e para o bem-estar”. As sessões não eram obrigatórias e dividiram-se em quatro temas: atividade física, saúde mental, nutrição e aromoterapia. Cada PHC pode optar por participar em nenhuma, apenas numa ou até em todas as sessões, consoante os temas que lhe eram mais próximos.

Para a primeira sessão, convidámos o António Amaro, Personal Trainer e fundador do projeto @thebodymindbond. O António falou-nos da importância de entendermos o bem-estar como algo que surge da complementariedade entre o físico e o mental, e da importância de encontrarmos harmonia connosco e com o ambiente que nos rodeia. Explicou-nos que a prática de exercício físico é fundamental para a nossa saúde mental, por promover o aumento de endorfinas que regulam a ansiedade e o stress, e aumentar os nossos níveis de energia e de concentração.

“Temos pouca noção do mal que por vezes fazemos a nós próprios, com pequenas atitudes no nosso dia-a-dia. Sendo o bem-estar algo tão pessoal, quisémos acima de tudo fazer destas sessões um reminder. Para além de tudo o que a PHC promove, o que pode cada um de nós fazer pelo seu próprio bem-estar?”, explicou-nos a Mariana Moura, Happiness Manager na PHC.

wellbeing week - activity at phc
wellbeing week - activity at phc

Na segunda sessão, recebemos a Cláudia Almeida, Psicóloga Clínica e da Saúde, especialista em quadros de ansiedade, depressão e burnout. Falámos de autocuidado, como qualquer atividade que realizamos deliberadamente para cuidar da nossa saúde física, social e mental. Inspirou-nos, por isso, a incluir práticas de autocuidado na nossa rotina, como analisarmos as nossas emoções, ligarmos a um amigo ou procurarmos respeitar o nosso descanso, valorizando a importância de ter um sono reparador.

A terceira sessão focou-se nas terapias alternativas, e a Psicóloga Clínica e formadora Sónia Pereira veio falar-nos do papel que os óleos essenciais podem ter no nosso local de trabalho. Por fim, recebemos a Nutricionista Ana Ruas de Melo, que já colaborava com a PHC antes da pandemia, e tentámos compreender como podemos mudar os nossos hábitos alimentares em 10 passos.

O período que vivemos, de afastamento físico dos nossos entes mais queridos, torna o tema da saúde mental ainda mais pertinente e, por isso, o timing foi perfeito para esta sessão. Foi muito bom vermos este tema (saúde mental), que infelizmente ainda é um pouco tabu, incluído na nossa Wellbeing Week e podermos trocar ideias abertamente entre PHCs. - Rui Neves

O bem-estar na nossa Best Experience at Work

Um dos pilares da Best Experience at Work passa, naturalmente, pela wellness experience. Inúmeros aspetos como a possibilidade de termos mentoria durante o período de trabalho, a tolerância de ponto para os pais no primeiro dia de aulas das crianças ou a oferta do dia de aniversário fazem a diferença, no momento de avaliarmos o bem-estar dos nossos colaboradores.

Podermos trabalhar num espaço incrível, com várias zonas totalmente desenhadas a pensar no bem-estar, como a nossa nap room, o centro de wellness, o ginásio e o nosso foodcourt, torna a experiência de trabalho ainda mais enriquecedora.

Dinamizarmos esta Wellness Week, enquanto iniciamos um modelo de trabalho híbrido, e regressamos aos poucos à normalidade, marcou todos os participantes pela positiva. “(…) mais do que uma empresa de software, somos uma empresa de pessoas. As nossas pessoas, que nos permitem construir o nosso software e fazer coisas espetaculares. É por isso que continuamos a procurar novas formas de ajudar os nossos PHCs a sentirem-se bem.”, explicou-nos a Mariana Moura.

Acima de tudo, a Wellbeing Week é uma iniciativa que trará impacto a longo prazo. Serviu de reminder para todos e gerou diálogo sobre esta temática importantíssima do nosso dia-a-dia. Estamos muito felizes com o resultado. – Mariana Moura
wellbeing week - activity at phc

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.