
Artigo
Inteligência Artificial num minuto: passado, presente e futuro
12 de março 2025
Tempo de leitura: 1min
Perceber a Inteligência Artificial Generativa é fazer uma viagem no tempo, uma viagem que molda o nosso mundo de uma forma inimaginável. Aquilo que outrora era um sonho distante, hoje é uma realidade omnipresente e transversal a todos os setores, criando condições para que, no futuro, seja uma promessa de possibilidade infinitas.
Inteligência Artificial ontem…
No passado, a Inteligência Artificial era ficção científica, recheada de avanços inovadores – como o Teste de Turing – que construíram o caminho para a criação de computadores com capacidade para aprender e raciocinar.
A criatividade humana sempre foi o epicentro da inovação. No entanto, à medida que esta tecnologia foi avançando, a ideia de que as máquinas poderiam ser criativas era apenas uma visão utópica, uma ideia que mudou com o aparecimento da Inteligência Artificial Generativa.
Hoje
A Inteligência Artificial está em todo o lado, desde carros inteligentes a assistentes virtuais. É determinante para a medicina, investigação, indústria e muito mais. Os algoritmos gerados pelo machine learning tornaram-se aliados do nosso dia a dia.
Todos os dias somos surpreendidos com a sua capacidade de criar arte, música, textos e, até, figuras humanas de forma autónoma. Inúmeros artistas, escritores e músicos, conseguem alargar os horizontes da expressão criativa.
Amanhã
A Inteligência Artificial promete revolucionar ainda mais.
No futuro, poderá automatizar tarefas, criar arte, questionar a natureza da consciência e, até mesmo, curar doenças. Estamos a assistir a uma verdadeira revolução, capaz de inspirar novas formas de trabalhar, de negócio e, até, de viver.
O maior desafio?
Assegurar a ética sobre questões de autoria e originalidade, clarificando e legislando os limites de uma tecnologia que não para de crescer.
A Inteligência Artificial é uma história de resiliência e persistência. É fundamental abraçar esta poderosa ferramenta com responsabilidade e visão, para garantir que o futuro seja tão brilhante quanto possível.
A Inteligência Artificial generativa é fruto de uma parceria contínua e em permanente evolução entre humanos e máquinas, uma aliança que está a moldar o futuro da criatividade.
À medida que exploramos os limites da inteligência artificial generativa, é fundamental manter o equilíbrio dado que estamos, todos juntos, a redefinir o que significa ser criativo.
Só assim é possível ir mais longe.