Artigo
Indicadores de transformação digital: Como medir a maturidade digital da sua empresa?
27 de Outubro 2023
Tempo de leitura: 5min
A nova era digital trouxe os seus próprios conceitos e a maturidade digital é um deles: as empresas com maior maturidade digital são as mais produtivas e aquelas que oferecem salários melhores aos seus trabalhadores.
A partir deste indicador, é possível definir as futuras estratégias dentro de uma organização, para além de que permite avaliar o estado final da transformação digital da empresa.
A maturidade digital está intimamente ligada ao nível de adoção das novas tecnologias digitais ou à sua disposição numa determinada empresa. São ainda tidas em conta as melhorias quantitativas e qualitativas no funcionamento da organização, tal como a satisfação de clientes internos/externos e os restantes resultados empresariais.
Para que todos estes fenómenos se materializem é necessário que as empresas desenvolvam uma consciência digital que se traduz na definição de objetivos claros, adaptados à realidade de cada empresa, capacitação de colaboradores, planos de investimento, tal como uma liderança digital capaz de medir e interpretar as oportunidades que o contexto proporciona.
“A transição digital não é apenas adquirir ferramentas, mas conseguir incorporá-las nas várias vertentes do negócio. Ao definir a sua estratégia, cada empresa deverá aproveitar essas mesmas ferramentas para fazer uma abordagem omnicanal aos mercados que permita vender tanto de forma física como digital.”
Quem o diz é Pedro Cilínio, diretor da área de capacitação empresarial do IAPMEI, na webtalk “Digitalização das empresas com recurso a fundos europeus”, promovida pelo jornal online Eco em parceria com a PHC.
Rogério Canhoto, CBO da PHC Software, vai mais longe e afirma que “a transformação digital é fundamental para a sobrevivência das empresas e para a sua competitividade, não apenas no mercado português mas numa ótica global”.
Todos os caminhos vão dar ao digital: calcule o IMD da sua empresa
Como vimos anteriormente, o Índice de Maturidade Digital mede a capacidade e os resultados de uma organização perante os desafios da transformação digital. Porém, antes disso é fundamental ter uma certeza: no momento que vivemos, a confluência com o digital é transversal: produtos, processos, clientes e até a concorrência: tudo é digital ou está em vias de o ser.
As empresas têm, porém, uma necessidade de integração neste ecossistema que se caracteriza pelo seu dinamismo, de forma a permanecerem competitivas e rentáveis. Para isso, devem aplicar o pensamento digital em todos os seus processos, tanto internos como externos.
O sucesso será alcançado por todos aqueles que criarem um ‘sistema nervoso digital’, capaz de unificar a gestão de operações, vendas e informação, permitindo uma maior rapidez na tomada de decisões e na adopção de estratégias, otimizando a aprendizagem.
Bill Gates, Negócios @Velocidade do Pensamento
Para as empresas que abraçam o processo/desafio de transformação digital, é fundamental saber onde se encontram e onde deveriam estar, de forma a alinhar a sua estratégia de acordo com as tendências do setor e do mercado.
Mas então, como medir o Índice de Maturidade Digital da sua empresa?
Para calcular o IMD deve identificar algumas variáveis e características da empresa que serão consideradas para a realização de uma análise interna.
Um diagnóstico real inclui quatro categorias-chave que devem ser tidas em conta na sua análise:
- Visão, cultura e liderança digital: deve ser avaliada a capacidade de adaptação da organização ao contexto e ao mercado. Atenção: é imprescindível identificar se existe um foco estratégico, um ecossistema digital e uma cultura digital.
Perguntas que deve fazer para obter um diagnóstico da sua empresa:
- Considera a digitalização uma questão importante no seu negócio?
- Consegue identificar as ferramentas necessárias para digitalizar o seu negócio?
- Utiliza canais digitais no seu negócio?
- Utiliza ferramentas digitais de gestão no seu negócio para automatizar processos?
- Estratégia de recursos humanos: identificar as capacidades da organização e da relação que mantém com outros agentes: equipa digital, gestão do talento e formas de trabalho.
Perguntas que deve fazer para obter um diagnóstico da sua empresa:
- No seu negócio existe uma equipa suficientemente capacitada da digitalização?
- O teletrabalho e habitual no seu negócio?
- Existe algum plano de formação digital para os colaboradores do seu negócio?
- Utilizam ferramentas de comunicação e colaboração do seu negócio?
- Relação com os clientes: valorizar a experiência do negócio com o cliente através do âmbito digital; relação com o cliente, conhecimento, participação, integração e colaboração com todos os envolvidos.
Perguntas que deve fazer para obter um diagnóstico da sua empresa:
- Vende os seus produtos e/ou serviços através de canais digitais?
- Tem contacto com os seus clientes através de canais digitais?
- O seu negócio tem ferramentas para medir a satisfação dos seus clientes?
- Negócio online: avaliar o coeficiente tecnológico dos produtos e serviços existentes, tal como todo o seu potencial de digitalização: proposta de valor, catálogo e canais de venda digitais.
Perguntas que deve fazer para obter um diagnóstico da sua empresa:
- Através de que meios se efetuam os pagamentos online?
- Os produtos e/ou serviços oferecidos adaptaram-se ao progresso digital?
- Utiliza algum dispositivo no seu negócio?
- Que meios utiliza o seu negócio para manter a segurança informática?
- O seu negócio tem uma loja online – e-commerce?
É importante acrescentar que esta análise pode ser realizada por departamento ou setor, dentro de uma mesma empresa. Existem, porém, algumas variações segundo a dimensão empresarial e o grau de transformação digital existente.
Há ainda outras categorias utilizadas para a medição do IMD que visam analisar o nível de digitalização de uma forma mais profunda, destacando aspetos como:
- Efeitos da transformação digital sobre os processos;
- Influência que têm em relação ao perfil inovador da empresa;
- Identificação de sucessos concretos facilitados pela digitalização das empresas;
- O efeito sobre a produtividade.
Saber onde e como se posiciona a sua empresa, quais as suas verdadeiras capacidades e aquelas de que precisa, são informações que contribuem positivamente para elaborar e seguir uma estratégia de sucesso.
Ao optar pelo diagnóstico que o Índice de Maturidade Digital lhe dá, é possível obter um indicador que permite definir objetivos e iniciativas, tal como medir e avançar continuamente no processo de digitalização e transformação digital no seu negócio.