27.09.22

Gestão de Pessoas: Boas Práticas Apoiadas em Tecnologia

Evento Híbrido e Gratuito

Sabe qual o poder do reconhecimento na motivação?

Quais são as vantagens de uma empresa no reconhecimento dos colaboradores e o que sentem os colaboradores quando o seu desempenho é reconhecido? Conheça aqui o poder do reconhecimento profissional
Sabe qual o poder do reconhecimento na motivação?
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Estudos recentes comprovam que o reconhecimento ainda não é assim tão presente nas dinâmicas empresariais como seria de esperar. A falta de feedback e valorização continua a ser visível e isso leva, a médio prazo, a sentimentos como a frustração ou a desilusão por parte do colaborador. Como tal, isso poderá ter um efeito direto para a empresa – o turnover.

O reconhecimento profissional tem um efeito muito positivo sobre a produtividade. Um sistema de reconhecimento que potencie o feedback incentiva o colaborador a continuar a superar as metas estabelecidas. Para além disso, há motivos fisiológicos e comportamentais associados ao reconhecimento que têm uma correlação direta com a sua performance e também com a sua felicidade no ambiente de trabalho.

Sempre que um colaborador é elogiado e o seu desempenho é valorizado, há uma descarga de dopamina que gera sentimentos como o orgulho e o prazer, levando-o a fazer mais e melhor. Isto quer dizer que empresas que promovam programas de reconhecimento interno conseguem conquistar maiores níveis e engagement, motivação e produtividade e assim, consequentemente, garantir uma menor rotatividade dos seus colaboradores.

No entanto há que referir que estes efeitos são temporários. É por isso que o reconhecimento não deve deixar de ser feito após uma promoção ou um aumento salarial, uma vez que estes só garantem a motivação no curto prazo. A valorização profissional de um colaborador, do seu desempenho e atitudes no trabalho devem ser frequentes de forma a assegurar uma gestão de pessoas mais eficaz.

A estratégia de reconhecimento visa uma abordagem top-down (do líder para o colaborador) como também bottom-up (do colaborador para o líder) e, inclusive, entre pares. Existem, para isto, sistemas de reconhecimento mais sofisticados como é o caso das redes colaborativas ou televisões corporativas, a atribuição de prémios, que promovem e destacam agradecimentos, aniversários e outras celebrações relevantes.

O reconhecimento pode ser visto assim como uma situação win-win para as duas partes – empresa e colaborador – na medida em que um colaborador feliz e valorizado assegura uma boa performance e, consequentemente, elevados níveis de produtividade.

Já conhece o
PHC GO?

Gestão completa na cloud, faturação certificada, processos automatizados e tesouraria ágil
Software de gestão online para pequenas empresas

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.