Ask the CEO: na PHC, basta perguntar

Criar uma cultura empresarial forte e diferenciadora, exige que a empresa envolva as suas pessoas e procure ao máximo ser transparente com estas. Foi por isso que na PHC criámos o “Ask the CEO”.

Já alguma vez dirigiste uma pergunta diretamente ao CEO da empresa onde trabalhas?

Depois da PHC ter sido eleita a empresa mais feliz de Portugal, apresentámos o investimento feito na comunicação interna e no aumento da transparência na gestão como alguns dos fatores que mais impactaram positivamente a experiência dos nossos colaboradores. E o nosso “Ask the CEO” é a prova disso mesmo.

Quinzenalmente, o CEO da PHC, Ricardo Parreira, senta-se na escadaria da nossa House of Digital Business para apresentar todas as novidades e os resultados de negócio, e responde às nossas perguntas - colocadas de forma totalmente anónima.

A lógica é simples: basta perguntar

De quinze em quinze dias, as nossas segunda-feiras são especiais. Pelas 15h00 (GMT), todos os PHCs param de trabalhar e preparam-se para participar em mais um “Ask the CEO”.
Quem estiver na House of Digital Business pode assistir sentado na nossa emblemática escadaria. Quem estiver noutro escritório ou a trabalhar remotamente, pode juntar-se a nós via Zoom. Ninguém fica de fora.
A música começa a tocar e sabemos que está na hora. O Ricardo Parreira entra em palco, dirigindo-se ao seu lugar, e dá as boas vindas a todos os colaboradores.

Ouve a playlist do Ricardo Parreira e descobre algumas das músicas com que arrancamos o nosso “Ask the CEO”:

Começa por nos apresentar as principais novidades do mês, referentes às diferentes equipas das várias geografias da PHC. Segue-se a apresentação dos resultados de negócio, para a qual conta com o apoio do nosso Chief Business Officer, Rogério Canhoto.
Mostra-nos depois o código da sessão, no Sli.do, plataforma através da qual colocamos, anónimamente as perguntas ao nosso CEO. É através desta que o Ricardo dinamiza também alguns desafios – recolhendo, por exemplo, feedback acerca de alguma atividade que tenha acontecido, fazendo uma word-cloud.
Segunda-feira, pelas 15h, encontramo-nos na escadaria da nossa House of Digital Business ou via Zoom.
O nosso CEO recebe também vários convidados, como é o caso do nosso CBO, Rogério Canhoto.
A partir daí, e até às 15h30 (GMT), o nosso CEO responde a todas as perguntas feitas. Seja sobre o horário de funcionamento do nosso espaço BOX-E (o ginásio da House of Digital Business), uma nova medida da PHC na área de gestão de pessoas ou a mais recente estratégia de vendas.
A lógica é simples: a empresa está comprometida em envolver os colaboradores nos processos de tomada de decisão. Quer que todos se sintam envolvidos e parte integrante da PHC. Que acompanhem as novidades, que compreendam a evolução do negócio. E que, assim, apoiem a empresa, unindo esforços com esta em prol do sucesso de todos. Por isso, durante o “Ask the CEO”, basta perguntar.

O papel da cultura em tempos de incerteza

Quando em 2020 os nossos PHCs passaram todos para trabalho remoto, devido à pandemia de COVID-19, rapidamente compreendemos que teríamos de duplicar o nosso investimento na comunicação interna. Só assim conseguíriamos que todos os colaboradores da PHC se mantivessem alinhados, motivados e unidos, num momento de grande incerteza.
Foi assim que surgiu o “Ask the CEO”. Porque criar segurança psicológica é o ponto chave para cuidar da cultura das empresas em tempos de incerteza – e esta iniciativa, alinhada com outros momentos que dinamizamos na PHC, como o Global Live Meeting (o telejornal global da PHC), permitiu-nos fazer precisamente isso.
O evento é gravado e transmitido diretamente da nossa escadaria.
Muitos dos PHCs acabam no entanto por assistir remotamente ou nos corredores da nossa House of Digital Business.
Aumentámos assim a transparência na liderança da PHC, permitindo que os colaboradores se sentíssem mais incluídos na gestão da organização. Investímos assim na criação de uma maior segurança psicológica nas equipas. Os colaboradores poderam colocar as suas questões, esclarecer os seus receios e acompanhar de perto a evolução das vendas.
Terminámos o ano de 2020 com a maior taxa de comprometimento dos colaboradores para com os objetivos da empresa e mantivemos o nível de engagement das nosas equipas. Por outro lado, também a gestão de topo da empresa passou a compreender melhor o que se passava internamente na organização, podendo atuar mais rapidamente sobre as necessidades dos colaboradores.
No início de 2021 fomos entretanto eleitos a empresa mais feliz de Portugal – reconhecimento que, depois de um ano de pandemia, nos deixou muito satisfeitos. E que acreditamos que derivou também deste investimento na comunicação interna.

Replica o “Ask the CEO”

O “Ask the CEO” não é um modelo difícil de replicar. Pode ser aplicado à liderança de empresas e de equipas, ou mesmo a alguns projetos específicos, como forma de aumentar o envolvimento dos participantes do mesmo. Pode ser realizado num formato totalmente remoto ou num modelo híbrido, como fazemos atualmente na PHC. Basta para isso que tenhas:
  • Uma ferramenta para realizar a transmissão live deste momento – nós utilizamos o Zoom.
  • Uma plataforma que permita fazer as perguntas anónimamente – na PHC, utilizamos o Sli.do.
  • Microfones de lapela, para uma melhor captação de som.
  • Boa iluminação, para elevares a qualidade da imagem. Uma Ringlight poderá ser uma boa opção.
  • Procura utilizar uma WebCam que capte imagens em 4K. A qualidade da imagem importa.
  • Define um período específico para as sessões e realiza-as com regularidade. Por certo irás notar diferença no desempenho e motivação da tua equipa.

    E tu, que pergunta farias ao nosso CEO, Ricardo Parreira?

    Conhece a nossa cultura e o Best Experience@Work

    Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

    Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.