OKRs: Como os PHCs participam na nossa estratégia

Neste artigo contamos-te como definimos a estratégia da PHC e como todos os PHCs podem contribuir para alcançarmos os nossos objetivos.

Na PHC, trabalhamos com OKRs – Objectives and Key Results. É uma metodologia de gestão de referência internacional, e que grandes empresas usam (como a Google ou a Intel). Esta metodologia ajuda-nos a ter o trabalho organizado em toda a PHC, quando queremos alcançar resultados ambiciosos e diferentes. E todos os PHCs a trabalhar para alcançar os mesmos objetivos.

Os OKRs têm trazido ótimos resultados à PHC, como nas vendas, no desenvolvimento de software ou até para criar eventos inovadores. Os OKRs ajuda-nos também a ter foco e maior produtividade para alcançar estas vitórias. Para isso, definimos os grandes objetivos a alcançar e qualquer PHC pode sugerir uma iniciativa  para ajudar a alcançá-lo.

Mostramos-te como os PHCs participam na definição dos nossos OKRs. E como nos têm ajudado a cumprir o nosso propósito: Better Management for Happier People. 

Na PHC trabalhamos através de OKRs. Todos os PHCs podem contribuir para a estratégia da empresa, saber quais os nossos objetivos e contribuir para alcançá-los. Fica a conhecer os testemunhos dos nossos PHCs.

Qualquer PHC pode ajudar a definir a estratégia da PHC. E não só os nossos administradores. Se és um programador, podes ter um objetivo de desenvolver uma nova funcionalidade e vais contar com ajuda dos vários PHCs, para a pensar, programar e testar. Se és um marketeer podes ter como objetivo criar um evento inovador, e contribuir para que possamos dar a conhecer o nosso software. Se és um Account podes ter como objetivo aumentar as nossas vendas, e com os OKRs vais poder contar com a inteligência coletiva de todos os PHCs para encontrar novas formas de o fazer. Desde que contribuam para a estratégia que desenhámos para esse período.

A estratégia é de todos

Com os OKRs, os PHCs são responsáveis por fazer cumprir os objetivos que traçamos todos os trimestres. Por isso, é definido um Owner: alguém responsável por acompanhar a evolução do objetivo ao longo dos meses. E conta com a ajuda de vários PHCs, responsáveis por executar um conjunto de tarefas (iniciativas) para que seja possível cumprir os nossos objetivos. Qualquer pessoa na PHC pode contribuir, sugerindo um objetivo que queremos alcançar ou uma iniciativa para ajudar a cumprir um objetivo. Logo qualquer PHC pode ajudar-nos a ter um maior impacto, através do seu envolvimento.

"Este trimestre sou Owner de um OKR o que tem sido uma experiência fantástica. Em conjunto com outras equipas e PHCs, tenho a oportunidade de apoiar cada membro da equipa criada para o OKR, tornando-nos mais eficientes e alcançando os Key Results. Abraçar este desafio é uma oportunidade de influenciar positivamente o futuro da PHC, mas também de inspirar cada colega a contribuir para o nosso sucesso."e
José Alberto Cardoso
Sales Team Lead

Os vários momentos de um OKR

Esta metodologia tem vários momentos. E como juntamos todos os PHCs de todos os escritórios, costumamos fazê-los nos dias da semana em que estamos em trabalho remoto.

Para começar, temos um OKR Day, um dia onde trabalhamos sobre os objetivos, para construir todas as iniciativas que vamos necessitar para os alcançar. Neste momento, todos os PHCs podem ter impacto na nossa estratégia, com ideias novas para alcançarmos os nossos objetivos. E para isso, ficam sempre a saber onde queremos chegar.

Ao longo do trimestre, vamos tendo os Check-ins, momentos onde todas as pessoas que estão envolvidas num dos objetivos se juntam, para perceber como a sua tarefa está a evoluir e como está a contribuir para o objetivo traçado.

Mas por vezes surgem dificuldades. Por isso, todas as segundas-feiras, juntamos todos os PHCs para um momento a que chamamos de Impediment Review. Nestes momentos, corremos todos os objetivos para perceber onde estamos a sentir dificuldades, para que sejam feitos pedidos de ajuda ou sugestões para melhorar. Assim, todos os PHCs ficam a conhecer como estão os nossos objetivos em tempo real e como podem contribuir para os alcançar.

"Com a implementação da metodologia OKR a PHC testemunhou uma transformação notável do envolvimento dos colaboradores na estratégia da PHC, que se tornaram agentes ativos na busca pela excelência, alinhando os seus objetivos individuais aos objetivos estratégicos da empresa. Este envolvimento fortaleceu a cultura organizacional e promoveu o alinhamento da estratégia ao direcionar o foco para o que é prioritário, fazendo equipas trabalharem em conjunto, sem obstáculos Hoje em dia todos sabemos para onde estamos a caminhar."
Cátia Tainha
Management Director

O que ganhamos com os OKRs

Os OKRs têm sido um sucesso na PHC. Tem-nos permitido ter resultados incríveis de negócio, inovar e criar software pioneiro (como a Cris), e criar eventos com experiências completamente diferentes. Os PHCs podem assim inovar com novas ideias, experimentar novos caminhos, e principalmente ter agilidade para se adaptarem a tudo isso. Permite também que tenhamos foco: toda a PHC está a remar para o mesmo lado, sem nunca se esquecer dos objetivos que queremos atingir. Todos os PHCs sabem os nossos objetivos e estão envolvidos, para que juntos consigamos alcançar os objetivos que definimos.

"Com a metodologia dos OKRs ganhámos imensa agilidade para definir os objetivos que realmente interessam em cada trimestre. Percebemos que os planos anuais nunca são cumpridos, pois são definidos a uma distância demasiado grande da realidade. Os check-ins permitem-nos, sem problemas e com segurança psicológica, acompanhar a evolução dos objetivos semana a semana. E ao desligar o cumprimento de objetivos das avaliações, ganhámos a inspiração e ambição de todos os PHCs, para contribuírem para, e conhecerem bem, a estratégia da empresa. Nunca estivemos tão alinhados, e nunca tivemos tão frequentemente discussões tão boas com tanto aproveitamento da inteligência coletiva."
Francisco Caselli
Chief Operations Officer

Tudo isto é feito no nosso software incrível. Mas também porque temos ótimas práticas de trabalho em equipa. Os OKRs fazem parte dos nossos dias e ajudam-nos a ver o impacto real do nosso trabalho.

"Gostei de poder contribuir para o melhoramento de uma área que é bastante utilizada pelos PHC's. E que impacta também as minhas funções no dia-a-dia. O facto de sermos uma equipa pequena também serviu para que fosse mais fácil de interagirmos uns com os outros e termos mais sinergia. No geral faço um balanço positivo deste OKR e do impacto que esta metodologia tem para a PHC."
Benedita Morim
Internal Operations Developer

Se queres trabalhar num sítio onde vês que fazes a diferença, estamos à tua espera. O futuro da PHC começa contigo

Conhece a nossa cultura e a Best Experience at Work

Transformação Digital nas Empresas

Faça já o teste e identifique as áreas onde deverá atuar primeiro.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.