Como ser competitivo em 2023
Desafios e ferramentas para as empresas
A transformação digital não é só uma opção
Como ser competitivo em 2023?
O contexto internacional representa um desafio para as empresas
Transformação digital, inovação, adaptação, otimização do tempo e recursos, são as chaves para que as organizações sejam mais produtivas e competitivas
Como estão as PME em Portugal?
Digitalização das PMEs
2023: apenas aqueles que se adaptam podem tornar-se mais competitivos
Que ferramentas digitais existem para aqueles que têm a capacidade de conduzir o motor da economia?
Quais são as tendências que inspiram os gestores?
Competências digitais
Cibersegurança
Recursos Humanos
Liderança
Comunicação
Sustentabilidade
A pensar nos próximos 365 dias, entrevistamos especialistas que partilham o seu ponto de vista sobre o foco nas empresas
TECNOLOGIA
Gartner – Gastos em IT em 2023
4.6 billhões dólares – 5.1% superior em comparação com 2022
RICARDO PARREIRA
CEO PHC
GESTÃO DAS EMPRESAS COM OKRs
O que são os OKR- estratégia de 2023
Ricardo Parreira é CEO da PHC Software. Licenciado em gestão e com MBA em marketing, ambos pela Universidade Católica. Destaca-se por ser um líder que inspira boas práticas de gestão e a atitude para a felicidade no local de trabalho, características que têm permitido à PHC crescer de forma sustentável. Tem criado na PHC um ecossistema focado na best experience at work. Um conceito que procura construir empresas com pessoas mais felizes, motivadas e consequentemente mais produtivas.
“A adoção de OKR na empresa e uma cadência mais curta promovem a agilidade e uma predisposição para a mudança, foco para aquelas que são as prioridades da empresa e um alinhamento multifuncional conseguido através da transparência.”
LUISA RIBEIRO
Presidente INCOde 2030
COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Competências digitais
Luisa Ribeiro é Presidente do Conselho Diretivo do .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo nacional de Portugal, o .pt, e Coordenadora-Geral do INCoDE.2030, uma iniciativa governamental para desenvolver as competências digitais em Portugal. Integra também a Direção Nacional da DECO.
“O objetivo é melhorar o nível de competências digitais dos portugueses, de uma forma transversal. Temos um foco na educação e na formação profissional, pretendemos estimular a empregabilidade, diminuir os índices de iliteracia digital, fomentar o empreendedorismo, o investimento e a investigação, promover a igualdade e a inclusão”
ÁNGEL ARROYO
Director Tecnologia Atrevia
CIBERSEGURANÇA
Cibersegurança
Ángel Arroyo é Diretor de Tecnologia na agência Atrevia.
“A digitalização e a cibersegurança são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade do negócio, dado que a entrega de produtos e serviços mais eficientes depende delas – tendo em conta dados chave sobre os clientes e os seus hábitos de consumo – sem pôr em causa o negócio devido à falta de segurança no ambiente digital.”
LUIS ANTUNES
Consultor RH PHC
DIGITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Digitalização de recursos humanos
Luis Antunes é Consultor de Recursos Humanos da PHC com especializações em psicologia social e gestão de pessoas.
“Uma das grandes vantagens da digitalização da gestão de pessoas é a otimização dos recursos: “Se as equipas de recursos humanos forem pequenas, então não poderá haver tanta disponibilidade para tarefas administrativas e burocráticas. Ter um sistema que cuide destes processos representa uma economia de recursos que pode atingir os 90% e, assim, maior disponibilidade para poderem dedicar-se a outros objetivos”
CARLOS PLÁCIDO
Contabilista Certificado
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA CONTABILIDADE
Transformação digital da contabilidade
Carlos Plácido é professor e Contabilista Certificado.
“O software é uma ferramenta facilitadora que nos dá garantias da robustez do nosso trabalho. Sem ele, não conseguimos ser eficientes, evitar os erros, ganhar algum tempo para interpretar os dados e reunir com os clientes. É uma ferramenta fulcral para a nossa atividade porque é ela que dar a informação de que precisamos.”
Portugal ocupa a 36.ª posição em termos de competitividade, numa lista de 64 economias a nível mundial
XIMENA VALENTE
Agile Expert - Consultora K21
LIDERANÇA ÁGIL
Liderança ágil
“Ximena Valente é Agile Expert na K21. Já viajou e trabalhou em mais de 40 países, auxiliando organizações de diversos setores em processos de inovação e transformação. Acima de tudo, Ximena é uma entusiasta de como a cultura Ágil pode impulsionar a inovação e a criatividade”
“Uma das chaves para as empresas sobreviverem em 2023 é atrair e reter talentos. Para o conseguir, é essencial que as organizações apostem numa nova liderança centrada no bem-estar do Capital Humano e na geração de experiências que encantem os colaboradores. A nível empresarial, é essencial compreender e comprometer-se com os nossos clientes porque as suas prioridades estão em constante mudança. Estar perto do cliente para garantir uma experiência que o apaixone.”
ANA CORDEIRO
Missão Portugal Digital
COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Competitividade empresarial
Ana Cordeiro é Coordinator Enterprises´s Digital Transformation da Portugal Digital.
“Há um aspeto que não podemos perder de vista: a transformação digital é cada vez mais um fator de competitividade e há que dar resposta aos desafios que as empresas têm de enfrentar todos os dias… Seja a mudança de hábitos dos consumidores, o aparecimento de diferentes modelos de trabalho ou, até, pela forma como hoje se fazem negócios. A conjetura atual não pode servir para aligeirar a transformação digital das empresas”
JOANA GAROUPA
Business Strategist
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
Estratégia de negócios
Joana Garoupa começou o seu percurso em agências de publicidade, marketing e relações públicas, tais como Publicis, McCann Erickson, Emirec ou DDB. Depois de uma curta incursão pelo mundo das telecomunicações na Sonaecom, seguiu-se o desafio de liderar o departamento de marketing e comunicação da Siemens. Já na Galp, coordenou uma equipa que teve a responsabilidade de definir a estratégia da identidade da marca e do seu portefólio em várias geografias. Recentemente publicou o “Manual de sobrevivência para o mundo corporativo”, um livro que desmistifica o universo empresarial através das suas próprias experiências.
“2023 vai ser um ano cheio de desafios tanto para as marcas como para as empresas. Mas também é um ano cheio de oportunidades. As marcas e os produtos têm de encontrar o lugar onde podem ser ainda mais úteis às pessoas, não só em termos de perspetivas funcionais como também a nível de experiência, com as empresas passa-se exatamente a mesma coisa”
Previsões Forrester
4 grandes tendências em 2023: desafios orçamentais, alterações de preços, marketing de conversação digitalizado e marketing de conteúdo hiper-pessoalizado.
4 grandes tendências em 2023: desafios orçamentais, alterações de preços, marketing de conversação digitalizado e marketing de conteúdo hiper-pessoalizado
ROGÉRIO CANHOTO
CBO PHC
MARKETING DIGITAL
Marketing digital em 2023
Rogério Canhoto é Chief Business Officer da PHC Software, onde gere as áreas nacionais e internacionais de vendas, marketing e suporte. Conta com uma vasta experiência em marketing, business development e inovação, fruto da sua carreira no sector das Telecomunicações e Media, onde desempenhou vários cargos de gestão de topo em empresas de referência no contexto nacional e em empresas multinacionais.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica, no ramo de Sistemas e Computadores, pelo Instituto Superior Técnico. Possui também um MBA em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, e é Mestre em Ciências Empresariais com especialização em “Marketing Digital”.
O e-commerce apresenta-se como uma ferramenta extremamente importante para qualquer estratégia de crescimento de qualquer empresa no mercado, nacional ou internacional. Isto acontece também como consequência da omnicanalidade e que permite às empresas quebrarem barreiras a todos os níveis.
PEDRO LOZANO
Fundador Imascomo
METAVERSO
Metaverso
Pedro Lozano, cofundador da Imascono, reconhecido como um dos 100 líderes mais criativos do mundo empresarial espanhol, segundo a revista Forbes
“A utilidade do metaverso é muito ampla e não é ficção. As empresas tecnológicas do mundo inteiro estão a fazer um grande investimento”
GABRIELA SALINAS
Brand Finance Institute
PROTEGER O VALOR DA MARCA
Proteger o valor da marca
Gabriela Salinas é CEO do Brand Finance Institute- Espanha
“Da mesma forma que não se desliga o motor de um avião a 30.000 pés, quando uma marca atinge um elevado nível isso não significa que se deixa de investir em posicionamento, marca e reputação”
JOÃO MACHADO
Director Marketing PHC
FOCO NO CLIENTE
Foco no cliente
Formado em Gestão pela João Machado é graduado pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Gestão e Administração pelo ISCTE e Pós Graduado em Marketing Digital na mesma instituição, João Maria Machado conta com mais de 20 anos de experiência em gestão de equipas, projetos e clientes e é especialista em Vendas e Marketing. Iniciou o seu percurso profissional nesta mesma área do Marketing e Vendas
“Há algo que está a mudar e que é muito evidente: todos os ciclos estão a encurtar cada vez mais. Tudo aquilo que fazemos tem impacto, mas é um impacto cada vez mais curto. Por isso, tenho de entregar ainda mais valor e de forma contínua. Caso contrário, este cliente que é mais exigente, tem mais informação e sabe dar-lhe uso, vai perceber que a solução que tem à data pode não ser a ideal. O truque não é ter informação, o truque é saber usar a informação da melhor maneira.”
Projeto Europeu Erasmus + CATALYST
28% das PME portuguesas desconhecem conceitos básicos relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e à sustentabilidade dos modelos de negócio
Projeto Europeu Erasmus + CATALYST
28% das PME portuguesas desconhecem conceitos básicos relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e à sustentabilidade dos modelos de negócio
RUTE ABLUM
CMO PHC
EMPRESAS COM IMPACTO
Empresas com impacto
Rute é Chief Management Officer da PHC Software, tendo à sua responsabilidade todo o controlo de gestão, o desenvolvimento da experiência de trabalho na empresa, e a liderança da equipa de aconselhamento estratégico. Com uma atenção precisa para o detalhe, é uma defensora de causas e da inteligência coletiva como vantagem competitiva das organizações, sendo uma das arquitetas do desenvolvimento da experiência de trabalho na PHC.
«É cada vez mais importante que as pessoas sintam que fazem impacto. Hoje em dia, a comunidade – principalmente os mais jovens – querem fazer a diferença no mundo. Por isso, é importante que o propósito de uma empresa se alinhe com o impacto que está a fazer na sociedade”
PAVEL RAMIREZ
Iniciativa Equal Measures ONU
SUSTENTABILIDADE E DIGITALIZAÇÃO
Sustentabilidade digital
Pavel Ramírez é jornalista e uma das top voices da sustentabilidade em Espanha, uma iniciativa promovida pelo Linkedin
“A digitalização é atualmente um pilar da sustentabilidade que tem, sem dúvida, um grande impacto num contexto de crise e desigualdade energética internacional”
Gartner- Gastos em IT em 2023
4.6 billhões dólares - 5.1% superior em comparação com 2022
Temas de interesse em 2023
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.